A entidade reguladora de energia alertou esta sexta-feira que há quem se identifique como seu colaborador para aceder às faturas de eletricidade e gás natural.
Esta sexta-feira, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou mais um alerta sobre más práticas comerciais no mercado liberalizado. Em causa está a “utilização abusiva do nome da ERSE” na angariação de clientes.
Segundo o Público, há casos em que alguém bate a uma porta e afirma ser colaborador da ERSE. De seguida, pede a quem lá mora que “mostre a sua fatura de eletricidade ou de gás natural, ou outros elementos de identificação pessoal, para poder ver o seu contador ou baixar o valor da sua fatura”.
No alerta, a ERSE avisa os consumidores para não acreditarem, recordando que “não vende energia, nem procura os consumidores em suas casas para ver os contadores ou as faturas recebidas”.
Como é uma entidade pública, a ERSE “só comunica diretamente com consumidores que antes a tenham contactado”, sublinha.
Desta forma, aconselha os consumidores a pedir sempre a identificação de quem os abordar e nunca mostrar ou partilhar informação pessoal sem primeiro confirmar a identidade e atividade de quem o contacta.
O consumidor deve pedir “sempre a quem o abordar que mostre um elemento de identificação (de preferência com fotografia) que comprove a que entidade pertence” e recusar disponibilizar informação “se não tiver segurança sobre quem tem à sua frente”, realça a ERSE.