/

Falsos funcionários da Segurança Social andam de porta em porta a cobrar dívidas inexistentes

Mário Cruz / Lusa

O Instituto de Segurança Social emitiu, esta quinta-feira, um alerta sobre casos de fraude e de burla levados a cabo por pessoas que se fazem passar por funcionários da Segurança Social.

Os alvos do esquema são, principalmente, idosos que vivem em zonas isoladas, de acordo com o jornal i. A recomendação dada pelo ISS, se alguém bater à porta a pedir dinheiro ou a cobrar valores em dívida, alegando ser funcionário da Segurança Social, é chamar imediatamente a polícia.

A Segurança Social revela ainda, através de comunicado, que nalguns casos os falsos funcionários anunciam um prémio que estará dependente do número de série de notas guardadas na habitação, levando a que as vítimas acabem por mostrar o dinheiro que têm.

Há ainda registo de situações em que falsos inspetores ou fiscais da Segurança Social “referem que os cidadãos foram multados levando-os a mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou até mesmo a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida”.

A Segurança Social sublinha que não atribuiu prémios ou gratificações, nem os seus funcionários se deslocam “a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal”.

Esta não é a primeira vez que a Segurança Social alerta para este tipo de esquemas. Em junho de 2017, por exemplo, o ISS denunciou a existência de indivíduos que estariam a apresentar-se como técnicos da Segurança Social e que, na zona de Pedrogão Grande e de Góis, estariam a realizar falsas visitas em nome do organismo.

Apesar de não ter sido divulgada a razão pela qual os “técnicos” se apresentavam no local, acredita-se que estariam a tentar realizar esquemas fraudulentos juntos dos populares, aproveitando a sua situação de fragilidade após os fogos na região.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.