//

“James Bond do Estoril.” As calinadas de Boris Johnson quando visitou Portugal

8

A BBC Two revelou os bastidores da diplomacia britânica num especial de três partes. No segundo episódio, são as trapalhadas e gafes de Boris Johnson em terras lusas a merecer especial destaque.

Quando era chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson passou por Lisboa para lembrar a velha aliança entre o Reino Unido e Portugal e garantir que o Brexit não ia pôr fim à relação que o país tem com os seus parceiros de longa data.

Era esta a mensagem que Johnson queria passar no vídeo que filmou junto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em outubro do ano passado. Mas o seu objetivo não foi cumprido, pelo menos com sucesso.

Durante um ano, a BBC acompanhou diplomatas de topo britânicos, incluindo o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Agora, um ano depois, a BBC Two lançou um especial de três partes e é no segundo episódio que se vê a dificuldade que Boris Johnson sentiu para gravar um simples vídeo para o Twitter.

Inside the Foreign Office, do realizador Michael Waldman, revela assim os bastidores da gravação do vídeo e as gafes de Boris Johnson, que se sucedem uma atrás da outra.

Johnson começa o vídeo com o pé direito, dizendo que está em Portugal “para celebrar a mais velha aliança e amizade na história da diplomacia. Remonta a 1386, avança pelas guerras napoleónicas, pela II Guerra Mundial…” e é aqui que tudo desaba.

O ministro volta-se para o assessor e diz: “Estou a tentar pensar o que aconteceu na II Guerra Mundial, corta isto por um segundo, o que é que fizemos na II Guerra Mundial. Era neutral, não era?”, questiona, mostrando um profundo desconhecimento.

Neste momento, que para Boris Johnson configurou-se em segundos de grande confusão, alguém refere os Açores. “Os Açores!”, grita Johnson para de seguida questionar: “O que é que fizemos nos Açores?”

Depois da primeira calinada cometida, Boris Johnson volta a atacar. O então ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido aborda a parceria comercial na sua segunda tentativa para triunfar. “Portugal é o nosso quarto parceiro comercial“, ouve-se a voz de Johnson, seguida da do assessor que explica que o Reino Unido é o quarto parceiro comercial de Portugal, mas que Portugal não é o quarto parceiro comercial do Reino Unido.

“Okie dokie”, responde Boris Johnson, que se atira de imediato para a sua terceira tentativa. E se é daqueles que acreditam que “à terceira é de vez”, saiba que Johnson veio à capital mostrar que não é verdade.

“O próprio James Bond diz-se que terá nascido no Estoril“, afirma com a boca cheia de confiança, roubada, segundos depois, pelo seu assessor que explica que James Bond, personagem fictícia, não nasceu em Portugal. O que nasceu em terras lusas foi a inspiração para criar esta personagem.

Se a terceira tentativa serviu para alguma coisa, foi somente para enervar Boris Johnson que respondeu chateado: “Não podes dizer uma coisa no briefing e depois corrigir-me.”

O especial Inside The Foreign Office estreou a 15 de novembro  o vídeo das gafes do ex-ministro britânico surge no segundo episódio, Admirável mundo novo, que passou na última quinta-feira.

LM, ZAP //

8 Comments

  1. Ele é parecido com o Trump, por alguma razão, ou são irmãos ou então aquele tipo de cabelo que os carateriza tem algum efeito no intelecto.

    • Não saber tudo é uma coisa diferente de não saber nada. Pior: Do que não estudar ao menos a lição para um discurso de 5 minutos que se vai fazer para um video do Twitter.

      O homem é mas é um asno e são estas em geral as cabeças por trás do Brexit.

  2. Quem não sabe, cala-se. Não diz asneiras que demonstrem a sua ignorância.
    Isto só mostra que os políticos são uns “papagaios” e vendedores de banha da cobra. Conhecimentos têm zero.

  3. Este gajo é um asno. Ainda por cima um asno fatela… Olhem-me bem para este aspecto de texugo oxigenado, a lutar desesperadamente por conseguir balbuciar meia dúzia de idiotices sem se enganar.

  4. Ditado japonês:

    Se não é teu, não fiques com ele
    Se não é justo, não o faças
    Se não é verdade, não o digas
    Se não sabes, está calado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.