/

Bombas nos EUA. Suspeito foi apanhado por impressão digital (e pode haver mais envolvidos)

1

O homem detido no caso do envio de pacotes bomba a figuras democratas dos Estados Unidos da América será acusado de cinco crimes. Foi apanhado depois de terem sido identificada uma impressão digital sua numa das bombas enviadas.

Cesar Sayoc, o homem de 56 anos detido no caso dos pacotes bomba enviados a figuras democratas dos Estados Unidos, vai ser acusado de cinco crimes, disse esta sexta-feira o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions. “Estas acusações podem mudar ou aumentar à medida que prossegue a investigação”, disse Sessions em conferência de imprensa.

Sayoc foi detido em Miami esta sexta-feira à tarde pela polícia federal por suspeitas de ter enviado engenhos explosivos dirigidos a várias altas figuras e apoiantes do Partido Democrata. De acordo com a imprensa local, foi detido numa loja de peças de automóvel em Plantation, na Florida.

O apoiante do Partido Republicano e residente em Aventura, no mesmo estado, poderá ser condenado a uma pena de prisão de até 48 anos.

Segundo informou o Departamento de Justiça norte-americano, um dos pacotes suspeitos enviados pelo correio continha três impressões digitais, uma das quais de Sayoc. As autoridades não descartam a possibilidade de que haja outros intervenientes no caso.

O diretor do FBI, Christopher Wray, confirmou que o suspeito é César Sayoc, e que as autoridades tinham detectado dispositivos explosivos nos 14 pacotes enviados a figuras conhecidas de todo o país. Wray alertou que pode haver ainda mais pacotes.

O responsável do FBI negou que os dispositivos enviados pudessem ser falsos e disse que continham material que podia ser perigoso para as pessoas.

Desde segunda-feira que várias personalidades democratas norte-americanas, incluindo o ex-presidente Barack Obama e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, derrotada em 2016 por Donald Trump, foram alvo de encomendas com explosivos.

O antigo vice-presidente democrata Joseph Biden foi outro dos visados pelos pacotes bomba, além de personalidades como o ex-procurador-geral Eric Holder, a congressista democrata Maxine Waters , da Califórnia, e o actor Robert de Niro.

Nos Estados Unidos decorre a campanha eleitoral para as eleições legislativas, marcadas para dentro de dez dias.

(h)

Cesar Sayoc Jr, o homem suspeito de ter endereçado os envelopes-bombas aos contestatários de Donald Trump

O que se sabe sobre Cesar Sayoc?

Segundo informações das agências de segurança norte-americanas, Sayoc vive em Aventura, na Florida, mas tem ligações com a cidade de Nova York.

O suspeito do envio das pipe bombs que nos últimos dias assolaram os EUA, que tem 56 anos e é filiado no partido Republicano, já tinha sido detido em 2002 por fazer uma ameaça de bomba no Condado de Miami-Dade. Foi na altura condenado a um ano de prisão com pena suspensa.

O registo criminal de Sayoc começa aos 29 anos, em Broward, onde foi preso em 1991, acusado de roubo, e onde respondeu também por acusações de fraude e agressão. Registos da Justiça local mostram que declarou falência em 2012, quando vivia com a mãe. No relatório, há um bilhete escrito à mão que diz: “Vive com a mãe. Não tem móveis“.

Em 1980, passou três semestres como estudante na Faculdade de Brevard, na Carolina do Norte. Segundo um porta-voz da instituição, não se licenciou.

Depois do anúncio da sua prisão, as redes de TV norte-americanas mostraram imagens ao vivo de uma carrinha branca, que pertenceria a Sayoc, a ser apreendida e levada para análises.

As janelas da carrinha estavam cobertas de imagens de teor político. Numa destas imagens, Hillary Clinton aparece com um alvo no rosto. Em outra das imagens, Donald Trump aparece de pé, em cima de um tanque de guerra.

Jason Heuser / Deviant Art

The Donald. Chegou o Homem do Cabelo Dourado

A imagem é uma reprodução de “The Donald”, meme que que se tornou popular nos meios ligados aos ideais conservadores e de extrema-direita desde que o seu criador, o ilustrador satírico Jason Heuser, o publicou no seu canal no Deviant Art – que, com o seu nome peculiar, é a mais conhecida e antiga comunidade de designers e ilustradores.

O que estava dentro dos pacotes?

Os alertas de bombas começaram a ser disparados na segunda-feira, quando um dispositivo suspeito foi encontrado na caixa de correio do milionário George Soros, um dos maiores financiadores do partido Democrata e alvo de diversas teorias da conspiração.

Um total de 14 pacotes com engenhos explosivos caseiros foram interceptados, em diferentes locais, até esta sexta-feira, data em que um pacote endereçado ao senador democrata Cory Booker foi encontrado na Flórida, e um outro, enviado ao ex-director da CIA James Clapper, foi encontrado em Nova Iorque.

Estão agora a ser realizadas análises detalhadas a todos os pacotes, no laboratório do FBI em Quantico, no Estado da Virgínia, perto de Washington. Segundo esta polícia federal, a maior parte dos pacotes continham bombas caseiras feitas com tubos de exaustor e temporizadores facilmente adquiríveis em qualquer loja de ferragens.

De acordo com investigadores, os dispositivos eram funcionais, mas instáveis, o que significa que poderiam ser detonados simplesmente pelo seu manuseamento. No entanto, depois de ver imagens de raios-X dos pacotes, diversos especialistas lançaram dúvidas sobre a verdadeira eficiência dos dispositivos.

O comissário da Polícia de Nova Iorque, James O’Neill, não confirmou se todos os dispositivos deveriam ter explodido, mas disse que os pacotes “estão sendo tratados como dispositivos com potencial explosivo”.

ZAP // Lusa / BBC / The Verge

1 Comment

  1. Vai ser um flop. Vão concluir que o gajo é um maluquinho made in USA e vai ser condenado a 48 anos… de manicómio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.