Democratas sob ataque. Nove bombas interceptadas em três dias nos EUA

Justin Lane / EPA

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo (C), com o “mayor” Bill de Blasio (3ºD)

Um total de nove pacotes com engenhos explosivos foram enviados entre esta segunda e quarta-feira para diversas personalidades do panorama político norte-americano. Os alvos são políticos, empresários e até o actor Robert de Niro.

No que as autoridades estão a considerar como incidentes de “terrorismo doméstico“, os serviços secretos confirmaram ter interceptado, entre esta segunda e quarta-feira, um total de seis pacotes com pipe bombs enviados por correio a personalidades políticas ligadas ao Partido Democrata.

A primeira das encomendas armadilhadas foi enviada na segunda-feira para a residência do multimilionário e especulador financeiro George Soros, associado a ideais liberais.

De terça para quarta-feira, os serviços secretos norte-americanos interceptaram mais dois engenhos explosivos destinados às residências de Hillary Clinton e Barack Obama, em Washington.

O edifício da Time Warner em Manhattan, onde está sediada a redacção da CNN, foi evacuado depois de um quarto pacote suspeito também ter sido encontrado. Era dirigido a John Brennan, ex-diretor da CIA e crítico de Donald Trump. “Este é o pacote suspeito recebido esta semana no centro da Time Warner”, escreveu a estação no Twitter.

O quinto pacote suspeito, endereçado ao ex-procurador geral Eric Holder, foi encontrado no gabinete da congressista democrata Debbie Schultz. A sexta e sétima encomendas armadilhadas foram encontrada no Capitólio pela segurança que faz a triagem do correio dos congressistas. Eram endereçadas à democrata Maxine Waters, membro da Câmara dos Representantes.

A oitava bomba caseira a ser interceptada pelos serviços secretos norte-americanos foi enviada ao ex-vice-presidente de Barack Obama, o democrata Joe Biden, revelou esta quinta-feira o The Independent.

Segundo revela também esta quinta-feira o The Guardian, uma nona pipe bomb foi também enviada para o restaurante do actor Robert de Niro, cujas posições críticas sobre Donald Trump são conhecidas.

Os engenhos explosivos, de fabrico caseiro, apresentam características semelhantes, o que parece indiciar terem uma origem comum. O FBI, polícia federal norte-americana que lidera as investigações, não revelou até agora qualquer informação acerca da identidade dos autores do atentado, mas adiantou não haver indícios de “acção externa”.

Trump defende que não há lugar para “violência política”

O Presidente norte-americano, Donald Trump, emitiu um apelo pela unidade de todos os norte-americanos, após a interceção de pacotes com engenhos explosivos endereçados a Hillary Clinton e Barack Obama, defendendo que “a violência política” não é tolerável nos Estados Unidos.

Em momentos como este, devemos unir-nos“, declarou Trump a partir da Casa Branca. “Não há, nos Estados Unidos, lugar para atos e ameaças de violência política de qualquer natureza”, frisou o Presidente, que tem recorrido, em campanha, a uma retórica extremamente agressiva em relação aos seus adversários políticos.

Estamos muito zangados“, acrescentou, prometendo esclarecer totalmente o caso de de envio de encomendas armadilhadas para diversas personalidades políticas, e também para a redação de Nova Iorque da estação televisiva CNN.

Embora sem referir o seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama, ou a sua adversária democrata nas eleições presidenciais de 2016, Hillary Clinton, Trump sublinhou que serão usados todos os meios necessários para levar a bom porto a investigação do FBI.

Segundo o presidente norte-americano, os materiais usados no fabrico das pipe bombs estão a ser investigados por peritos em explosivos, e entrou já em ação uma investigação federal de grandes dimensões.

Também a primeira-dama, Melania Trump, se pronunciou sobre os ataques de hoje, que classificou como ataques cobardes. “Condeno vigorosamente todos aqueles que optam pela violência” declarou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Condeno qualquer ataque a qualquer cidadão, interessante é terem sido os Democratas, como por exemplo Maxine Waters a incitar o assédio a todos os Republicanos – no mínimo interessante.

    Agora o próximo passo da agenda dos Dems ‘snowflakes’ será culpar a direta/extrema-direita, utilizando a ‘cartada’ da vitimização numa manobra manifestamente politicizada.

    • Xiuuu Pedro Pinto, n diga isso, nem aquela do Eric Holder de quando eles baixam o nivel, nós damos um pontape. A ZAP não gosta. Fale mal do Trump

  2. A esquerdalha no seu melhor, estavam com falta de atenção, assim fazem de tudo mas mesmo de tudo para chamar a atenção, andam em pulgas para voltar a subir ao poder, e quem não tem a mesma opinião agora é de “direita ou extrema direita” … a democracia de esquerda no seu melhor quem não é por eles é contra eles, não importa se perdem as eleições querem é estar no poleiro a qualquer preço como… é o nosso caso, perderam mas estão lá a desgovernar … o problema é o que aí vem … aguardem, vai ser pior do que quando o Sócrates saiu …

  3. Vem aí as eleições intermediárias. Muito oportuno para os democratas estas coisas acontecerem a escaços dias das eleições. Muito oportuno. Por outro lado as practicas de violência e demonstrações de violência são feitas pelos democratas. Concluo que não passa de uma encenação destes.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …