/

Afinal, a Google cedeu dados de bloggers ao Benfica

5

Steven Governo / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Benfica chegou a acordo com a Google para a obtenção da identidade dos autores de blogues que divulgaram emails roubados ao clube. Os encarnados terão desistido da acção contra a gigante tecnológica.

O Jornal de Notícias tinha reportado que a justiça norte-americana arquivou as queixas apresentadas pelo Benfica contra empresas tecnológicas, entre as quais a Google, no âmbito do chamado caso dos emails, rejeitando assim entregar os nomes dos bloggers envolvidos.

Mas o Correio da Manhã (CM) avança que o Benfica desistiu da queixa contra a Google, depois de ter chegado a acordo com a gigante norte-americana e de esta se ter predisposto a facultar ao clube os dados dos autores dos blogues que divulgaram os emails roubados.

O Benfica já estará na posse da identificação dos autores dos blogues ‘O Artista do Dia’, o ‘Mister do Café’ e o ‘Estado da Nação’, que estarão “alegadamente ligados ao Sporting e ao FC Porto”, segundo o CM.

As pessoas por trás destes blogues vão, agora, ser alvo de acções cíveis e criminais movidas pelo Benfica, frisa o mesmo jornal.

O acordo assinado entre o Benfica e a Google determina, ainda, que no caso de serem publicados novos dados confidenciais do clube, estes sejam “de imediato apagados”.

Por apurar está o autor ou autores do blogue ‘Mercado de Benfica’ que está alojado na plataforma WordPress. O CM nota que também neste caso, o Benfica pretende “obter a identidade do autor”, chegando a acordo com a empresa.

O chamado caso dos emails envolve suspeitas de corrupção e já levou à constituição como arguido de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica. Também a SAD do Benfica já foi constituída arguida no chamado processo e-Toupeira.

Os emails foram inicialmente divulgados pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, no Porto Canal. Ele já foi constituído arguido num inquérito que resultou do processo judicial principal, no âmbito das circunstâncias de obtenção dos emails.

ZAP //

5 Comments

  1. Conversa para boi dormir!
    Só engole quem quer!
    A GOOGLE ia “abrir” as pernas ao toupeiral, sem ordem judicial!!
    Hilariante!

    • A voz dos inocentes.
      Estas tricas entre clubes são de inspiração espartana.
      Não é grave fazer-se as coisas. O que é grave é ser-se apanhado.
      Há uns mais hábeis do que outros…

  2. Se cedeu os dados sem ordem judicial, pode incorrer as coimas gigantescas associadas à proteção de dados, a não ser que tenham alguma clausula genérica de interpretação duvidosa nos termos e condições, que os possa ilibar numa situação dessas.

  3. É uma história muito bem contada, não haja dúvidas. O Benfica é poderosíssimo, quer a nível nacional quer internacional; é uma multinacional que actua em diversos mercados e não há quem não o conheça, logo, qualquer acção, ainda para mais sendo jurídica, e, este tendo competência e poder económico para “empregar” os melhores advogados – sem ter a necessidade de comprar os juízes – é temida (eu teria medo; parece que a Google também…), até porque a Google tem a obrigação e consegue saber quem publica o quê e o teor do que é publicado, se é informação sensível e confidencial, ou mera publicidade! O que é de facto uma mais valia é que aqueles que cometeram os crimes, se vejam como inocentados, com total direito – e dever – de criminalizar “os bufos” que os expõem. Porque de uma perspectiva mais que justa e lógica, quem tiver em casa pessoas falecidas (que morreram naturalmente devido à idade ou à saúde, ou falta dela, ou foram assassinadas, ou até, que tenham bens alheios surrupiados) ai daquele que o exponha, que o denuncie; dentro das minhas portas e no meu espaço a lei sou eu, posso fazer o que bem quiser e ter o que bem me apetecer que sou inocente; criminoso é aquele que vai fazer queixinhas, o delator, o bufo, a testemunha que denúncia a minha justiça corrupta. Só mesmo neste país chamado Portugal conseguimos assistir a “circus” bem montados com palhaços profissionais! Ahahah-ah-e-ah!

  4. A um homem que rouba, posso denunciá-lo anonimamente, atravez de FACTOS que comprovam o seu mau exercício. Mas não posso devassar temas relacionados com a sua intimidade. Não posso divulgar telefones das suas amantes, nem posso divulgar fotos das suas cuecas sujas, só pelo facto de possuir esses objetos. Burro é quem só pensa e diz o que lhe convém.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.