/

10% dos homens são daltónicos

2

(CC0/PD) Pineapple Supply Co. / pexels

Na forma mais comum, os daltónicos não distinguem o verde do vermelho

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores.

O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se, muitas vezes, pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.

Por isso, se vê castanho onde é verde tropa ou azul onde é verde azulado, poderá sofrer de daltonismo, um problema que afeta 10% dos homens e apenas 0,5% das mulheres.

No nosso país, há 500 mil homens que sofrem de daltonismo. Segundo a Renascença, há, então, metade de um milhão de homens que não vê o mundo com a mesma paleta de cores de um não daltónico.

Esta disfunção está mais presente nos homens do que nas mulheres. Segundo os números mais recentes da Pordata, há cerca de cinco milhões de homens, o que significa que um em cada 10 sofre desta condição. Em relação às mulheres, já que há cinco milhões e 400 mil mulheres em Portugal, o universo de daltónicas deverá rondar as 27 mil.

O daltonismo é explicado através da genética. O problema afeta mais os homens do que as mulheres porque o gene do daltonismo está ligado ao cromossoma X. Os homens possuem apenas um cromossoma X (são XY), enquanto que as mulheres são XX. É por este motivo que a probabilidade de as mulheres serem daltónicas é mínima.

ZAP //

2 Comments

  1. “…O daltonismo é explicado através da genética. O problema afeta mais os homens do que as mulheres porque o gene do daltonismo está ligado ao cromossoma X…”

    Não será o cromossoma Y?

    • Caro(a) CG,
      O daltonismo é na realidade transportado pelo cromossoma X, estando presente num gene recessivo que apenas se manifesta num par XX quando ambos os cromossomas têm o gene em causa.
      Num par XY, quando o gene do daltonismo se encontra presente no cromossoma X, a doença manifesta-se, uma vez que o gene está em co-dominância.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.