/

Obra de Banksy autodestrói-se depois de ser vendida por 1,2 milhões de euros

1

Girl with a Balloon”, uma das obras mais famosas de Banksy, autodestruiu-se depois de ter sido vendida por mais de 1,2 milhões de euros.

Esta sexta-feira, a casa de leilões Sotheby’s vendeu, em Londres, no Reino Unido, a famosa obra do artista anónimo Banksy – “Girl with a Balloon” (2006) – por mais de 1,2 milhões de euros.

No entanto, apesar de a obra ter sido vendida, o público presente no leilão foi testemunha de um espetáculo invulgar. De repente, soou um alarme e o quadro foi destruído, graças a uma destruidora de papel.

“Parece que acabámos de ser ‘Banksyficados'”, afirmou Alex Branczik, diretor do departamento de arte contemporânea europeu da Sotheby’s ao portal Art Newspaper. “Trata-se provavelmente do melhor artista de rua britânico e esta noite fomos surpreendidos por mais um ato de génio de Banksy”, assinalou ainda.

Vários meios de comunicação escrevem que este truque obrigou a que o artista (ou um intermediário) tenha de ter estado presente para ativar a trituradora de forma remota. Segundo a imprensa britânica, foi visto um homem com óculos de sol e um chapéu, próximo da entrada da Sotheby’s, pouco depois do incidente, numa briga com os seguranças.

A leiloeira celebrou este acontecimento no seu site oficial. “O episódio inesperado tornou-se instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de obra é automaticamente destruída assim que o martelo assinala a venda”, cita o jornal Público.

A figura de Banksy, que retrata nas suas obras temas sociais e políticos, continua envolta em muito mistério, já que, apesar do seu reconhecimento mundial, a sua identidade é um dos segredos mais bem guardados da atualidade.

ZAP // RT

1 Comment

  1. Bonito…e é para isto que andamos a pagar royalties dos direitos de autores para esta corja andar a estourar dinheiro que tanta falta faz para acabar com a fome , por exemplo…basta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.