/

Trump aconselhou Espanha a construir um muro no deserto do Sahara

3

Michael Reynolds / EPA

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O Presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Sahara, na África.

Depois de prometer construir um “lindo muro” na fronteira entre os EUA e o México, Trump quer que os espanhóis façam o mesmo, de forma a limitar a entrada de migrantes.

Josep Borrell, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, revelou esta terça-feira que o Presidente norte-americano o aconselhou a construir uma grande parede para controlar o fluxo de migrantes para a Europa.

De acordo com o The Guardian, a sugestão pode ter sido feita em junho, quando o ministro acompanhou os reis de Espanha à Casa Branca. “Podemos confirmar que foi o que o ministro disse, mas não faremos mais comentários acerca das palavras do ministro”, afirmou um porta-voz.

Após a revelação, conta o El País, Borrel sublinhou que discorda da solução proposta por Trump, tendo-lhe expressado isso mesmo. Contudo, o ministro espanhol não deixou de acrescentar que são necessárias medidas para lidar com a situação.

“Fechar os portos não é a solução, tampouco é construir um muro ao longo do Sahara, como me sugeriu Trump recentemente”, disse o ministro espanhol.

O deserto do Saara tem uma extensão de 4800 quilómetros, atravessando todo o norte de África, do qual apenas Ceuta e Melilla são pequenos enclaves espanhóis. Para que Espanha conseguisse aceitar a sugestão – caso concordasse com a mesma – teria que aceder a território de outros países.

Só em 2018, mais de 33,6 mil imigrantes e refugiados entraram na Espanha através do mar, e cerca de 1,7 mil pessoas morreram durante a travessia, nota a BBC.

ZAP //

3 Comments

  1. Quando fala em Saara, suponho que se esteja a referir a um muro à volta de Melilla e de Ceuta para se proteger dos invasores islamicos.

    Basicamente um muro igual ao que o Papa Francisco têm à volta do Estado do Vaticano para se proteger dos violentos invasores italianos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.