Trump aconselhou Espanha a construir um muro no deserto do Sahara

Michael Reynolds / EPA

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O Presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Sahara, na África.

Depois de prometer construir um “lindo muro” na fronteira entre os EUA e o México, Trump quer que os espanhóis façam o mesmo, de forma a limitar a entrada de migrantes.

Josep Borrell, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, revelou esta terça-feira que o Presidente norte-americano o aconselhou a construir uma grande parede para controlar o fluxo de migrantes para a Europa.

De acordo com o The Guardian, a sugestão pode ter sido feita em junho, quando o ministro acompanhou os reis de Espanha à Casa Branca. “Podemos confirmar que foi o que o ministro disse, mas não faremos mais comentários acerca das palavras do ministro”, afirmou um porta-voz.

Após a revelação, conta o El País, Borrel sublinhou que discorda da solução proposta por Trump, tendo-lhe expressado isso mesmo. Contudo, o ministro espanhol não deixou de acrescentar que são necessárias medidas para lidar com a situação.

“Fechar os portos não é a solução, tampouco é construir um muro ao longo do Sahara, como me sugeriu Trump recentemente”, disse o ministro espanhol.

O deserto do Saara tem uma extensão de 4800 quilómetros, atravessando todo o norte de África, do qual apenas Ceuta e Melilla são pequenos enclaves espanhóis. Para que Espanha conseguisse aceitar a sugestão – caso concordasse com a mesma – teria que aceder a território de outros países.

Só em 2018, mais de 33,6 mil imigrantes e refugiados entraram na Espanha através do mar, e cerca de 1,7 mil pessoas morreram durante a travessia, nota a BBC.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando fala em Saara, suponho que se esteja a referir a um muro à volta de Melilla e de Ceuta para se proteger dos invasores islamicos.

    Basicamente um muro igual ao que o Papa Francisco têm à volta do Estado do Vaticano para se proteger dos violentos invasores italianos…

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …