Trump aconselhou Espanha a construir um muro no deserto do Sahara

Michael Reynolds / EPA

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O Presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Sahara, na África.

Depois de prometer construir um “lindo muro” na fronteira entre os EUA e o México, Trump quer que os espanhóis façam o mesmo, de forma a limitar a entrada de migrantes.

Josep Borrell, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, revelou esta terça-feira que o Presidente norte-americano o aconselhou a construir uma grande parede para controlar o fluxo de migrantes para a Europa.

De acordo com o The Guardian, a sugestão pode ter sido feita em junho, quando o ministro acompanhou os reis de Espanha à Casa Branca. “Podemos confirmar que foi o que o ministro disse, mas não faremos mais comentários acerca das palavras do ministro”, afirmou um porta-voz.

Após a revelação, conta o El País, Borrel sublinhou que discorda da solução proposta por Trump, tendo-lhe expressado isso mesmo. Contudo, o ministro espanhol não deixou de acrescentar que são necessárias medidas para lidar com a situação.

“Fechar os portos não é a solução, tampouco é construir um muro ao longo do Sahara, como me sugeriu Trump recentemente”, disse o ministro espanhol.

O deserto do Saara tem uma extensão de 4800 quilómetros, atravessando todo o norte de África, do qual apenas Ceuta e Melilla são pequenos enclaves espanhóis. Para que Espanha conseguisse aceitar a sugestão – caso concordasse com a mesma – teria que aceder a território de outros países.

Só em 2018, mais de 33,6 mil imigrantes e refugiados entraram na Espanha através do mar, e cerca de 1,7 mil pessoas morreram durante a travessia, nota a BBC.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando fala em Saara, suponho que se esteja a referir a um muro à volta de Melilla e de Ceuta para se proteger dos invasores islamicos.

    Basicamente um muro igual ao que o Papa Francisco têm à volta do Estado do Vaticano para se proteger dos violentos invasores italianos…

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …