/

Cristina Kirchner acusada de liderar esquema de corrupção

1

José Cruz / Agência Brasil

Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina

Cristina Kirchner é suspeita de aceitar subornos de empresas de construção civil que, em troca, conseguiam contratos em empreitadas públicas. O juiz Claudio Bonadio pediu prisão preventiva para a ex-presidente da Argentina.

Esta segunda-feira, a antiga presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi acusada formalmente de corrupção, praticada através de um grupo organizado que tinha como objetivo a receção ilegal de dinheiro, usado como suborno, avança a TSF.

A acusação foi feita pelo juiz Claudio Bonadio, que pediu a medida de prisão preventiva para Kirchner, medida que tem ainda de ser aprovada pelo Senado. O juiz considerou que a ex-presidente da Argentina é uma das líderes do grupo, em conjunto com o seu marido Néstor Kirchner, ex-presidente que morreu em 2010, e o ex-ministro do Planeamento Julio de Vido.

Para Bonadio, a investigação provou que foi montado um aparelho complexo dentro do Estado. Esta era “uma organização criminosa constituída por funcionários públicos, que usaram meios oficiais (veículos, funcionários, e telemóveis) e comandados pelos detentores do Poder Executivo Nacional (Néstor Carlos Kirchner e Cristina Elisabet Fernández) e pelo Ministério do Planeamento, Investimento Público e Serviços (Julio Miguel De Vido), tendo atuado entre 2003 e 2015“.

O juiz reitera que o objetivo desta organização era “receber somas ilegítimas de dinheiro por parte de vários indivíduos, muitos deles contratados para obras públicas do Estado”.

O escândalo rebentou no mês de agosto, quando um jornal publicou os apontamentos do motorista do ministro do Planeamento de Cristina Kirchner, que foi o responsável pela entrega dos subornos. Essas anotações dão conta da entrega de sacos de dinheiro em gabinetes do Governo e na residência privada da antiga presidente e do falecido marido.

Nos cadernos constam pormenores minuciosos que incluem matrículas dos carros usados, horários, moradas e os montantes que eram transportados. Além disto, o motorista Oscar Centeno, fotografou e filmou todas as recolhas de dinheiro e calcula que ao todo terá transportado cerca de 56 milhões de dólares em dinheiro.

ZAP //

1 Comment

  1. lula, maduro, correa, morales……e a cristina para compor o ramalhete dos corruptos mais apoiados pelos midia internacionais e pelas forças da destruiçao em massa dos valores da familia e do ser humano desde a conceçao a morte natural.
    certas leis que sao aprovadas em certos parlamentos ….deveriam ser testados em todos aqueles que votam a favor delas para poderem ser validas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.