/

Furacão Helene pode atingir sete ilhas dos Açores

(h) NASA / EPA

O furacão “Helene” deverá chegar aos Açores no sábado como tempestade tropical e poderá atingir os grupos Ocidental e Central do arquipélago, segundo uma nota de hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado, o IPMA adianta que o ciclone está a deslocar-se “a cerca de 20 quilómetros por hora, devendo a sua trajetória infletir para norte no decorrer do dia”.

“Está ainda previsto para o final da semana um posterior desvio da sua trajetória em direção a nordeste, bem como um aumento da sua velocidade de deslocamento”.

O IPMA indica ainda ser possível que “a sua trajetória intersecte a região dos Açores que inclui os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) a partir de sábado”.

O ciclone era às 09:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa), classificado como furacão de categoria 2, com vento máximo de 150 quilómetros por hora.

“É provável que a sua intensidade diminua devido ao seu deslocamento para águas mais frias e, nas próximas 36 horas, se torne tempestade tropical”, explica ainda o instituto.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.