/

Furacão Florence obriga à retirada de 245 mil pessoas nos EUA

NASA

As áreas evacuadas incluem as zonas mais propensas a inundações

O governador da Virgínia, nos Estados Unidos, ordenou nesta segunda-feira a retirada de cerca de 245 mil pessoas das áreas costeiras mais baixas, devido ao furacão Florence, que subiu para categoria 4.

O governador, Ralph Northam, anunciou que ordem de retirada se aplica às zonas de Hampton Roads e de Eastern Shore e que vai ser efetuada nesse dia. Segundo as autoridades estaduais vivem 245 mil pessoas nas áreas em causa.

Ralph Northam diz que as áreas a serem evacuadas incluem as zonas costeiras mais propensas a inundações. O governador pediu a todos os residentes da Virgínia que se preparem para a tempestade que afetará todo o estado.

O Florence converteu-se, entretanto, num furacão de categoria 4, num máximo de 5, ao aumentar os seus ventos máximos sustentados a 220 quilómetros por hora, à medida que se aproxima dos Estados Unidos.

De acordo com o Observador, os meteorologistas temem que o furacão possa evoluir para a categoria máxima. No entanto, e mesmo que o Florence atinja o estado norte-americano em categoria 4, está será a tempestade mais forte a chegar tão a norte do país.

“Um novo fortalecimento está previsto e espera-se que Florence se transforme num furacão importante e extremamente perigoso até quinta-feira”, aponta o Centro Nacional de Furacões.

“No percurso previsto, o olho do furacão vai atravessar o Oceano Atlântico entre as Bermudas e as Bahamas na terça e na quarta-feira e depois vai aproximar-se da costa da Carolina do Sul ou da Carolina do Norte a quinta-feira”, explica o serviço meteorológico.

“Há um risco crescente de impactos ameaçadores à vida por causa do Florence: tempestades na costa, enchentes de água doce causadas por chuvas prolongadas e excecionalmente fortes no interior do país e danos por causa dos ventos fortes dos furacões”, alerta o serviço meteorológico.

De acordo com a Agência Brasil, as Carolinas do Sul e do Norte e os estados da Geórgia, Maryland e Virginia decretaram estado de emergência devido à passagem do furacão.

O Presidente norte-americano já veio alertar a população para a ocorrência da tempestade. Através do seu Twitter, Donald Trump disse que “está é uma das piores tempestades a atingir a costa Este em muitos anos”, pedindo ainda aos norte-americanos para estarem, “preparados, serem cuidados e ficarem seguros”.

Os meses de setembro e outubro costumam ser os com maior atividade de furacões durante a temporada, que começa em maio e termina no fim de outubro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.