/

Protesto contra a mudança do nome da Macedónia acaba em confrontos na Grécia

Orestis Panagiotou / EPA

Os manifestantes consideram que, com a nova designação do país, os macedónios poderão reivindicar o território do Norte da Grécia com o mesmo nome.

Milhares de pessoas protestaram contra o novo nome da Macedónia na cidade de Salónica, na Grécia. No dia 30 deste mês os macedónios vão referendar o novo nome oficial do seu país: República do Norte da Macedónia.

Segundo o Público, os manifestantes aproveitaram a visita de Alexis Tsipras a Salónica para voltarem a mostrar o desagrado com o facto de Atenas ter concordado com um nome que inclui a palavra Macedónia. Muitos nacionalistas e membros da extrema-direita nunca aceitaram este nome por causa da região grega com o mesmo nome, precisamente onde fica a cidade de Salónica, a segunda maior do país.

Perante os protestos, a polícia lançou gás lacrimogéneo mas, ainda assim, teve bastantes dificuldades em dispersar a multidão. Além disso, a polícia antimotim perseguiu os que tentavam passar as barreiras montadas em redor do local onde Tsipras iria discursar. O diário avança que, entre os manifestantes, havia muitos jovens de cara tapada.

Assinado em junho, o acordo assinado entre Alex Tsipras e o chefe do Governo macedónio, Zoran Zaev, pôs fim a 27 anos de negociações e protestos. O acordo histórico na Europa é, no entanto, muito polémico nos dois países.

Tsipras já sobreviveu a uma moção de censura no Parlamento por causa do acordo que levanta o veto grego à adesão da Macedónia à União Europeia e à NATO. Os opositores consideram que, com a nova designação, os macedónios poderão reivindicar o território do Norte da Grécia com o mesmo nome.

No final de setembro, os macedónios vão votar em referendo e, depois disso, os dois governos terão ainda de vencer as oposições parlamentares. Zaev precisa de uma maioria de dois terços, um objetivo difícil de alcançar se os eleitores rejeitarem a mudança. Segundo a última sondagem, mais de 50% dos macedónios tencionam votar e a maioria aprova a alteração do nome.

Assim, segundo o acordado, o país que a ONU reconhecia como Ex-República Jugoslava da Macedónia passará a chamar-se República do Norte da Macedónia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.