/

Botija de gás solidária vai (finalmente) avançar em dez municípios

2

A tarifa solidária para o gás de garrafa vai avançar em dez municípios, podendo abranger mais de 780 mil famílias economicamente vulneráveis. 

Atualmente, cerca de 75% dos portugueses ainda são obrigados a recorrer ao gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, “cujos preços são excessivamente altos, quando comparados com os preços praticados em Espanha”, constata a portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República, à qual o Diário de Notícias teve acesso.

Segundo as contas já feitas pelo Governo, depois de aplicada a tarifa, o preço da garrafa de gás será de 18,33 euros (butano 12,5 kg) e 17,04 euros (propano 11 kg). Segundo o jornal, cada beneficiário terá direito, no máximo, a duas garrafas de gás por mês, a preço solidário, sendo que nas famílias com mais de quatro pessoas o limite sobre para três botijas.

De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), os preços do gás de garrafa são mais altos em Setúbal, Faro e Coimbra. Nestes distritos a poupança para as famílias com a tarifa solidária será maior. O matutino dá conta de que a maior queda nos preços surge no gás butano em Setúbal: menos 16,10 euros por garrafa.

A diferença nos preços por botija, calculada entre um mínimo de 3,52 e um máximo de 16,10 euros, será suportada pelas empresas comercializadoras de gás de garrafa que decidam participar no projeto-piloto.

O projeto-piloto que dá início agora terá a duração de um ano, sendo que, antes de se estender a todo o país, a tarifa solidária será testada ao longo de 12 meses “num número limitado de municípios do continente”, refere a portaria que aprova a criação do projeto, com assinatura dos secretários de Estado da Energia e das Autarquias Locais.

Serão apenas dez os municípios escolhidos para testar a venda de gás a preços mais baixos e será dada prioridade aos concelhos do interior, sem gás natural, muitas aldeias e população envelhecida.

O próximo passo é definir a lista de municípios participantes e abrir o concurso às empresas, que terão 60 dias para manifestar o seu interesse.

ZAP //

2 Comments

  1. (mais que) Uma vez fui comprar uma bilha de gas no Pingo Doce em Armação de Pera. O gerente me atendeu e disse numa conversa que o preço podia ser muito mais barato, mas que o fornecedor lhe avisou que ia parar o fornecimento se ele fizesse isso . . . .
    Desde a Gazcidla até agora devemos ter sido roubados em 6 a 8 euros em cada bilha. É fácil ficar rico em Portugal !!

  2. Esta tarifa social e maior vergonha que ja vi num país, nao so porque nao resolve o problema pois os contribuintes pagam o restante em falta as empresasas , como serve perfeitamente para segurar um eleitorado . A forma mais justa e pragmatica e bom senso seria acabarem com esta pouca vergonha de vez e fazer com que as empresasas abaixem o preco do gas para todos !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.