/

Trump confirma acordo com o México sobre o NAFTA. Canadá fica para já de fora

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira um novo acordo com o México para renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), em vigor desde 1994, esperando que o Canadá se junte ao mesmo “em breve”.

“É um grande dia para o comércio. É um grande dia para o nosso país”, disse Trump no Salão Oval, antes de conversar por telefone com o político mexicano, Enrique Peña Nieto, ao confirmar que tinham alcançado um pacto bilateral após semanas de intensas negociações. “É um acordo incrível para ambas as partes”, sublinhou.

Trump afirmou que vai mudar o nome do NAFTA, porque este tem “conotações muito negativas”, passando agora a chamar-se “Acordo de Comércio dos EUA e México”.

Sobre o Canadá, que faz parte do NAFTA desde a sua criação e que não esteve presente nas negociações entre os EUA e o México, o Presidente dos Estados Unidos indicou que está a analisar se o Canadá “pode ser parte deste pacto”.

“Com o Canadá pode ser um acordo separado ou podem somar-se a este [do México]”, acrescentou Trump, antecipando que as negociações com Ottawa começarão “em breve” para a sua eventual integração.

Antes da divulgação do acordo, Peña Nieto tinha falado com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para ressaltar a “importância da reincorporações do Canadá ao processo” de negociação do Nafta.

Canadá só assina novo acordo se “for bom” para o país

Depois de Trump ter anunciado o novo acordo com o México, o Governo do Canadá disse que só assinará um novo acordo comercial com se “for bom” para o Canadá.

“Só assinaremos um novo NAFTA que seja bom para o Canadá e bom para a classe média”, afirmou um porta-voz da ministra das Relações Exteriores canadense, Chrystia Freeland.

O porta-voz de Freeland acrescentou que para renovar o NAFTA, é necessária a assinatura do seu, e sublinhou que “o avanço” entre o México e os Estados Unidos  é uma condição necessária para qualquer acordo global.

“Estamos em contacto regular com os nossos parceiros e vamos continuar a trabalhar para um NAFTA modernizado”, destacou.

A vontade para negociar o NAFTA – considerado até então um sucesso da integração comercial dos três países vizinhos – surgiu com a chegada de Trump à Casa Branca, em 2017, que o qualificou diversas vezes como “um desastre”.

Em vigor desde 1994, o NAFTA é um acordo comercial entre o México, o Canadá e os EUA e engloba mais de mais de um bilião de dólares por ano em trocas comerciais.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.