/

Terramoto de 6,9 fez subir ilha da Indonésia em 25 centímetros

Adi Weda / EPA

As imagens de satélite dos dias que se seguiram ao terramoto, do passado dia 5 de Agosto, que afectou a Indonésia revelam que a ilha de Lombok sofreu alterações na sua superfície, subindo cerca de 25 centímetros.

Cientistas da NASA e do Instituto de Tecnologia da Califórnia mediram as mudanças na superfície da ilha indonésia de Lombok, nos dias seguintes ao terramoto de 6,9 na escala de Richter que matou mais de 400 pessoas.

Para o efeito criaram um mapa das deformações causadas pelo terramoto do passado dia 5 de Agosto, e as medições efectuadas revelam que Lombok subiu 25 centímetros, refere a ABC News.

Esta subida da ilha verifica-se no nordeste de Lombok, perto do epicentro do sismo, enquanto noutros locais se deu uma descida de entre cinco a 15 centímetros.

Neste domingo, a Indonésia sofreu mais dois terramotos, de 6,9 e 6,5, que mataram, pelo menos, 14 pessoas.

A Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia já divulgou que a contagem dos mortos ainda não terminou, enquanto se procuram sobreviventes e corpos nos escombros.

“Estima-se que o número de mortes vai continuar a crescer porque ainda há vítimas que se suspeita tenham sido enterradas por deslizamentos de terra e pelo colapso de edifícios, e há mortes que não foram registadas”, refere o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, citado pela ABC News.

O sismo provocou também mais de 7.700 feridos, mais de 417 mil deslocados e mais de 71 mil edifícios danificados. A ABC News escreve que à roda de 10% da população de Lombok, cerca de 390 pessoas, ficaram sem casa ou estão deslocadas. E há inúmeras pessoas alojadas em centros de refugiados.

O período de emergência foi entretanto prolongado até 25 de Agosto nalgumas zonas.

A Indonésia é propensa a terramotos dada a localização no chamado “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e de linhas de falhas na Bacia do Pacífico. Em 2004, um terramoto de 9,1 provocou um tsunami ao largo de Sumatra, que provocou a morte de 230 mil pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.