/

Morreu Aretha Franklin, a Rainha do Soul

1

Jeff Kowalsky / EPA

A cantora norte-americana ganhou 18 prémios Grammy

A cantora norte-americana Aretha Franklin, conhecida como rainha do soul, faleceu esta quinta-feira, aos 76 anos. Conhecida por enormes sucessos como You make me feel like a natural woman, era considerada uma das melhores cantoras de todos os tempos.

Aretha Franklin, autora de canções como Respect e I Say a Little Prayer, faleceu nesta quinta-feira, aos 76 anos. A informação foi avançada à Associated Press pelo seu agente. A cantora norte-americana faleceu na casa, em Detroit.

A cantora estava gravemente doente, como confirmou na segunda-feira, 13 agosto, o jornalista Roger Friedman, amigo da família, no seu site. “Aretha Franklin está gravemente doente em Detroit e a sua família pede ao público que reze por ela e que respeite a sua privacidade”, escreveu à data o repórter.

A cantora norte-americana foi diagnosticada com cancro em 2010 e cantou pela última vez em novembro do de 2017, para a Elton John AIDS Foundation, tendo feito o seu último concerto em Filadéflia, no Estado da Pensilvânia, em agosto do mesmo ano.

Franklin consolidou o seu lugar na história da música americana com a sua poderosa voz, que abrange quatro oitavas. Ao longo da sua carreira, os seus sucessos transitaram entre o soul, o R&B, passando pelo gospel e pela pop.

Aretha Franklin passou de cantar gospel na igreja do seu pai para encabeçar regularmente os tops das tabelas de rhythm and blues (R&B) e pop nas décadas de 1960 e 1970.

A cantora ganhou 18 prémios Grammy, os mais prestigiados prémios musicais, tendo sido a primeira mulher a ser admitida no “Rock and Roll Hall of Fame”, o panteão americano do rock, em 1987.

Além de Respect, o seu poderoso cover da música de Otis Redding, que se tornou o seu cartão de visita, Franklin teve dezenas de singles no Top 40, de acordo com o Rock and Roll Hall of Fame. Os seus principais hits incluem You make me feel like a natural woman, Day Dreaming, Jump to It, Freeway of Love ou A Rose Is Still A Rose.

O seu estilo influenciou divas da pop como Mariah Carey, Whitney Houston, Alicia Keys, Beyoncé, Mary J. Blige e Amy Winehouse.

Em 2005, Aretha Franklin recebeu do então Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Medalha da Liberdade, o mais alto galardão para um civil nos Estados Unidos.

Em janeiro de 2009, cantou na posse do presidente Barack Obama, o primeiro presidente afro-americano na história dos Estados Unidos, depois de cantar para a posse do ex-presidente democrata Bill Clinton, em 1993.

// Lusa

1 Comment

  1. Mais uma enorme perda para o mundo da música. Uma figura sagrada e histórica que permanecerá no nosso imaginário e na nossa memória.

    Obrigado Aretha!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.