/

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

14

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves (d)

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande “vive numa espécie de bolha incontactável” e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017.

A acusação é da deputada do PSD Teresa Morais que, em declarações à TSF, lamenta que “o senhor presidente [da Câmara] de Pedrógão Grande vive numa espécie de bolha incontactável”, “pensando que goza de uma imunidade absoluta e de inacessibilidade total”.

Teresa Morais nota que o autarca não responde “às perguntas dos jornalistas” e ainda que “não respondeu” ao requerimento enviado pelos deputados do PSD às autarquias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos para esclarecerem de que forma tinham sido gastos os donativos dos portugueses, no âmbito dos incêndios do ano passado.

A TSF aponta que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos respondeu agora à solicitação dos deputados sociais-democratas, depois de Castanheira de Pera já o ter feito.

A autarquia de Figueiró dos Vinhos recebeu cerca de 14 mil euros que foram entregues ao Fundo REVITA, e mais 33 mil euros que foram “geridos directamente pela Câmara”, conforme esclarece o presidente Jorge Abreu na TSF, frisando que se destinaram a “serviço de limpeza de vias, demolição de habitações ardidas, remoção dos escombros, abastecimento de água à população, nomeadamente alguma canalização destruída”.

Já a Câmara de Castanheira de Pera recebeu cerca de 13 mil euros, igualmente entregues ao Fundo REVITA, e donativos em espécie que foram geridos pela Organização Não Governamental Médicos do Mundo, esclarece Teresa Morais na TSF.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

14 Comments

  1. So eu seiiii, porque nao dou donativossssss.
    Se quiserem dar alguma coisa dêm directamente a alguém, em caso algum dêm dinheiro ao Estado

    • Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
      O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
      NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

  2. faz dentro de poucos dias 5 anos que ardeu o caramulo e arredores onde morreram 9 bombeiros que foram culpados pela sua propria infelicidade pelos pulhiticos que nessa altura desgovernavam o país, comentadeiros de jornais e televisão e “ténicos” entre eles o incendiário mata suares e o iluminado xavier enviesgas. era ministro do pelouro o insuspeito macedo que agora está a contas com a justiça por roubo e outras habilidades, nunca assumiu a mais pequena parte de culpas e demitir-se nem pensar (não podia deixar em mãos alheias o trabalhoso processo dos vistos gold com o qual granjeou tantas simpatias e fama). os relatórios ainda não são completamente conhecidos e nunca se soube nem se saberá quanto custou tudo aquilo nem quem geriu o dinheiro ou o recebeu, nem vejo jornalistas interessados em nos informar acerca de tal mas os trauliteiros bacocos do partido do saudoso(deles) defunto acha que tudo pode exigir e nada tem que justificar, são uns tristes predestinados.

  3. Este tipo de comportamentos mostra a excelência do poder local que temos, tantas vezes incensado pelos nossos autarcas e dirigentes.
    Não se presta contas, desvia-se para outros fins dinheiro de donativos, organizam-se concursos à medida, favorecem-se empresas e candidatos amigos. Reina uma quase completa impunidade e muitos dos atuais presidentes de CM comportam-se como os antigos caciques e arranjam esquemas para se perpetuarem no poder. E ainda ficam muito indignados quando alguém ousa criticar a sua esclarecida e dedicada liderança ou se atreve a pedir informações.
    Claro que são eleitos. Mas não são são muito diferentes dos administradores dos concelhos nomeados no tempo do Estado Novo.

  4. Há muito tempo que o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande deveria estar PRESO, e esta de não querer divulgar as contas é, talvez, a razão menos importante.
    Pobre País.

  5. … mais um para não fugir á regra. Temos tantos a Presidentes de Camara ex reclusos que mais um sério não faz mal nenhum.
    Ao que isto chegou KKKKKKKKKKKKKKKKK, que LASTIMA.

  6. O presidente da Câmara de Pedrogão Grande parece ter-se abotoado com os donativos.
    E o que faz o Governo, o MP e a PJ ??
    Assiste e vai lendo estes artigos ??
    Quem conhece gente desta, é o Aga Khan, ( em outra notícia ) não quer intermediários.

  7. Mas tem que revelar! Era o que faltava! Donativos do povo, logo, tem que dar contas ao povo.

    É nestas e noutras que o presidente falha. Transparência e a seguir RUA!!!

  8. Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
    O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
    NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.