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Mensagens de alerta demoram 12 horas a chegar aos telemóveis

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Estela Silva / Lusa

Os SMS de alerta enviados pela Proteção Civil não servem para emergências, pelo menos para já, até porque o sistema ainda está em fase de desenvolvimento.

De acordo com o Jornal de Notícias, as mensagens de alerta (SMS) dos avisos da Proteção Civil demoram cerca de 12 horas a chegar aos destinatários e, por isso, não cumprem o objetivo de avisar as populações em caso de emergência.

A iniciativa, que partiu do Ministério da Administração Interna (MAI) e arrancou a 1 de junho, consiste no envio de SMS pelas operadoras de telecomunicações nacionais para que as populações possam agir de acordo com o que lhes é recomendado.

No entanto, para já, este sistema nunca foi acionado. A Proteção Civil adiantou ao jornal que ainda está a ser desenvolvido e que o que está previsto para este ano é o envio de um SMS preventivo, emitido apenas em situações excecionais, em que seja declarado o estado de alerta especial, de nível vermelho, para incêndios rurais.

A Vodafone, uma das operadoras envolvidas, explicou ao JN que “visto tratar-se de uma situação preventiva”, a mensagem de texto apenas pode ser entregue “nas 12 horas imediatamente a seguir ao pedido efetuado pela Proteção Civil”.

Em declarações ao diário, Luís Correia, vice-presidente do Instituto Superior Técnico, reconheceu a dificuldade do sistema porque “o processamento da informação não é imediato”.

O especialista sugere a utilização de outros sistemas de alerta, lembrando que as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, também são bons meios para a emissão de alertas.

ANPC engana-se e aconselha a ligar para a Glassdrive

Na manhã desta quinta-feira, a distribuição deste tipo de mensagens já começou mal. Segundo o Diário de Notícias, a ANPC enviou um SMS para as pessoas de Beja e de Faro, recordando-as dos contactos disponíveis para esclarecer dúvidas em caso de incêndios.

No entanto, em vez do número de telefone da Proteção Civil, estava disponível o contacto 808 246 246 que, na verdade, pertence à empresa de substituição e reparação de vidros de automóveis Glassdrive. O número correto seria sim 800 246 246.

Em declarações ao diário, a empresa confirmou que já tinha recebido muitas chamadas de pessoas a pedir esclarecimentos sobre a mensagem de texto. Mais tarde, quando se tentava fazer a ligação era-se remetido para uma mensagem na qual se podia ouvir “não é possível completar a chamada” e a ligação desligava.

De acordo com o jornal, inicialmente a ANPC não tinha conhecimento desta falha mas, agora, fonte oficial já garantiu que se iria proceder ao reenvio da mensagem, desta vez com o número correto.

O Governo decidiu declarar “situação de alerta” até ao próximo dia 6 de agosto, próxima segunda-feira, devido à previsão de calor extremo e agravamento do risco de incêndio florestal.

ZAP //

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11 Comments

  1. E há quem acredite no funcionalismo publico, nos politicos, etc… Talvez tambem acreditem no Pai Natal e na cegonha

  2. Eu não entendo porque é que inventam coisas que depois não funcionam ainda para mais se já existe tecnologia mais que testada para esse efeito. Os “iluminados” do governo já ouviram falar em “Difusão Celular”? Porque é que não obrigam por lei as operadores a terem este serviço público que é utilizado noutros países da UE (https://pt.wikipedia.org/wiki/Difus%C3%A3o_celular)? E com tantos engenheiros informáticos de qualidade que Portugal todos os anos forma nas Universidades, porque é que o estado português não desenvolve uma aplicação móvel para esse efeito? Vejam o exemplo da app NINA, do governo alemão, que funciona 5 estrelas, com vários tipos de avisos por áreas de localização (ex.: trovoadas e ventos fortes, perigos de incêndio ou inundações, etc. Informação sobre a app traduzida do alemão: https://translate.google.com/translate?sl=de&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=de&ie=UTF-8&u=https%3A%2F%2Fwww.bbk.bund.de%2FDE%2FNINA%2FWarn-App_NINA_node.html)…

  3. Simplesmente incrível e anda esta gente a fazer propaganda diariamente fazendo crer que marcha tudo sobre rodas, de governantes a instituições sob o seu comando qual deles o pior e vão uma vez mais sair todos deste imbróglio de cara lavada. Ainda não há muitos dias para telefonar para a Protecção Civil de Santarém tive que consultar o Facebook e mesmo assim o número de telefone não era o adequado e quanto a mim estes números deveriam ser divulgados na comunicação social para estarem acessíveis e do conhecimento da maioria dos cidadãos, desta forma dão a entender que a P.C. é mais uma a servir para fogo de vista. Em caso de uma ocorrência grave aqui teríamos mais um caso gravíssimo sem consequências para os responsáveis se é que os há.

    • Sabes que isto ainda está em testes/desenvolvimento, não sabes?!
      Era só ler a notícia toda; invés de começar logo a disparatar!…

  4. Já te conheço dos comentários anteriores por seres mais papista do que o Papa mas sempre com a mania do espertismo, portanto em pleno mês de Agosto e um ano depois de tanta desgraça os “responsáveis” deste país andam ainda em ensaios quando tudo deveria estar em pleno funcionamento, claro que se morrerem mais umas dezenas de cidadãos nem tudo será perca pois alguns ganharão com o negócio, será essa as contas que muitos lhe deitam.

  5. Mas as mensagens de cobrança de saldo no telemóvel – essas nunca falham. Até são enviadas em duplicado. País de bananas.

  6. Não se aprende com o passado, foi justamente por falha na rede móvel que o tristemente célebre sistema de comunicações falhou e vai falhar novamente. Mas os iluminados deste país pagos a peso de ouro acham que difundir mensagens pela rede normal de telecomunicações móveis vai funcionar. Abençoados sejam pela vossa iluminação

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