/

Pablo Casado é o novo presidente do PP espanhol

ZIPI / EPA

Pablo Casado sucede a Mariano Rajoy na presidência do Partido Popular espanhol

O congresso extraordinário do Partido Popular espanhol elegeu, este sábado, em Madrid, Pablo Casado, de 37 anos, para suceder a Mariano Rajoy na presidência.

Pablo Casado foi o mais votado pelos 3.082 delegados ao congresso, segundo dados provisórios citados pela imprensa espanhola, tendo ganho o braço de ferro contra a candidata Soraya Sáenz de Santamaría, que concorria com ele ao lugar, depois de os dois terem sido os mais votados nas primárias realizadas há duas semanas.

O novo líder da direita espanhola, com 37 anos, foi o candidato mais jovem à sucessão de Mariano Rajoy, tendo tido uma ascensão meteórica no partido até chegar ao lugar de vice-secretário responsável pela para a Comunicação do PP que ocupou até agora.

Pablo Casado tem a partir de agora a tarefa de preparar o partido para as eleições autárquicas (locais e autonómicas) e europeias a partir de maio de 2019, e para as legislativas previstas para se realizarem em 2020.

Rajoy anunciou, no início de junho, que ia deixar a presidência do partido. “Durante 37 anos servi o partido. Cumpri o meu dever onde me pediram. É o momento de pôr um ponto final. O PP deve seguir com outro líder. É o melhor para o PP, para mim e para Espanha”, disse na altura, acrescentando que os 14 anos em que liderou o partido foram os melhores da sua vida política.

Dias antes, a moção de censura promovida pelos socialistas foi aprovada no Parlamento, levando à queda de Rajoy, agora substituído pelo líder do PSOE, Pedro Sánchez.

A queda do Executivo foi provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.