//

Visita de Aga Khan a Portugal pode render até 250 milhões de euros

1

António Cotrim / Lusa

O príncipe ismaelita Karim Aga Khan com o primeiro-ministro António Costa

Encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro e um discurso na sala do Senado, no Parlamento, marcam as cerimónias dos 60 anos de Aga Khan como líder dos muçulmanos ismaelitas. Um momento que traz a Portugal mais de 45 mil fiéis xiitas ismaelitas que vão deixar em Lisboa entre 123 a 252 milhões de euros.

A comunidade ismaelita é constituída por cerca de 15 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo e o seu líder espiritual, o príncipe Aga Khan, escolheu Lisboa para a sede da comunidade, bem como para o encerramento das comemorações.

A semana de encerramento do Jubileu de Diamante de Aga Khan será acompanhada em Portugal por mais de 45 mil fiéis xiitas ismaelitas, oriundos de países como EUA, Canadá, Reino Unido e Espanha. A estadia de todas estas pessoas vai “deixar em Portugal entre 123 a 252 milhões de euros“, conforme contas do Expresso.

O semanário lembra que estamos a falar de pessoas “da classe alta e média-alta (76%)” que podem “pagar por noite 100 a 150 euros, por transportes por dia entre 30 a 50 euros, e entre 80 a 100 euros dia por refeição”. Além disso, vão fazer compras na cidade.

Tudo contado, cada xiita ismaelita de visita à capital portuguesa deverá gastar, em média, durante a estadia “entre 2050 e 4200 euros”, frisa o jornal.

O príncipe Aga Khan inicia a sua visita oficial a Portugal nesta segunda-feira e é recebido com honras de chefe de Estado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Tem depois um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, participando à noite num jantar em sua honra, oferecido pelo chefe de Estado, no Palácio de Queluz.

Na terça-feira, é recebido na Assembleia da República, onde fará um discurso (sala do Senado) e inaugura uma exposição.

Aga Khan visita depois o local do futuro “Ismaili Imamat (imamato ismaelita), a sede mundial dos ismaelitas.

Nos últimos dois dias de visita a Portugal, Aga Khan tem encontros com a comunidade ismaelita, na zona do Parque das Nações, onde desde quinta-feira decorrem iniciativas culturais sobre os 60 anos de liderança.

Aga Khan reúne-se ainda com investigadores ligados a 16 projectos que os ismaelitas financiam, no âmbito de um protocolo de cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A chamada comunidade muçulmana “Shia Imami Ismaili“, um ramo dos muçulmanos xiitas, vive espalhada por cerca de 30 países, com as maiores comunidades na Europa a residirem na Grã-Bretanha, França e Portugal, onde vivem cerca de 7.000 membros.

Aga Khan fundou uma das maiores redes privadas para o desenvolvimento do mundo, empregando 80.000 pessoas.

A AKDN, Aga Khan Development Network, é hoje um grupo de agências privadas internacionais que procuram melhorar as condições de pessoas em várias regiões do mundo, com um orçamento anual, para actividades sem fins lucrativos, que ronda os 600 milhões de euros.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.