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Violinista dá concerto em aterragem de emergência no Porto

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Ray Chen, um famoso violinista australiano, decidiu acalmar os passageiros que estavam fechados há três horas dentro de um avião da TAP, no Porto, dando um pequeno concerto.

Na quarta-feira, um voo da TAP que voava de Amesterdão para Lisboa, foi obrigado a aterra no Porto. Segundo a Renascença, tal se deveu ao congestionamento de tráfego aéreo registado no aeroporto de Lisboa naquele dia, “o que obrigou a divergir vários voos para os aeroportos de Faro e do Porto”, disse fonte da companhia aérea.

Nenhum passageiro gosta que a sua rota seja mudada, muito menos de ficar cerca de três horas fechado dentro de um avião, mas em terra. Perante a impaciência e desagrado dos passageiros, Ray Chen decidiu pegar no seu instrumento de eleição e distraí-los um pouco.

Foi então que o músico pegou no seu Stradivarius e deu um pequeno concerto a bordo. Foi com um tributo ao compositor alemão Bach que Chen animou os passageiros e a tripulação.

“Nessa altura confesso que tocar violino era a última coisa que me passava pela cabeça, mas sabendo o quão stressantes são os voos atrasados, decidi pegar no Strad para um concerto num avião, à boa maneira antiga“, escreveu o violinista no Facebook.

Alguns passageiros também partilharam o momento.

ZAP //

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3 Comments

  1. Desde quando é que o desvio de uma aeronave para um aeroporto alternativo por motivos de tráfego aéreo se qualifica de aterragem de emergência?

    A notícia só por si é interessante, não precisa de um titulo enganador e completamente incorreto.
    Nem foi “em aterragem” mas sim após aterragem, e não foi de emergência mas sim por motivo de tráfego aéreo!!!

    • Por razões economicistas os aviões nos nossos dias não andam por aí com os depósitos com
      combustível a sobrar. Segundo creio, qualquer alteração no plano de voo que implique um aumento do tempo de voo é considerada uma manobra de emergência.

      • Errado, uma manobra de emergencia (ou neste caso prioritária) seria se o avião aterrasse por falta de combustível para estar no ar, neste caso ele estaria a circular o aeroporto final e passaria para a frente de qualquer outro avião que não estivesse em risco.
        Um desvio, é uma simples (que de simples não tem nada) alteração de rota com destino e origem num aeroporto diferente.
        Desvios podem ser finais (final do percurso) ou apenas uma paragem para fazer tempo.
        Neste caso imagino que estejam a falar do TP663 de 23 de Maio, a aeronave CS-TTQ (A319) desviou para OPO por motivos de retenção de tráfego em LIS, como era uma situação temporária, o avião aterrou para não estar a consumir combustível e ficar em risco, os passageiros não desembarcaram (se o fizessem tinha de ser outro voo devido a obrigações legais), e quando a situação de trafego ficou resolvida o avião despegou de OPO para LIS ainda debaixo da sigla TP663. Creio que chegou com um atraso de 3 horas e meia (nada mau, ja tive piores)

        Podes ver o voo aqui
        AMS – OPO https://www.flightradar24.com/data/aircraft/cs-ttq#11794a3d
        da para ver que estava em Lisboa e foi desviado para o Porto sem sequer entrar em espera.

        e OPO – LIS https://www.flightradar24.com/data/aircraft/cs-ttq#1179fe56

        Para tua informação, os voos da tap respeitam todas as normas de segurança impostas pelo regulador e também os “melhores praticas” sugeridas na area de segurança o que significa que saem com bastante combustível para esperas e desvios para aeroportos alternativos, e como podes ver, o avião foi passear a Lisboa antes de voltar para trás e aterrar no Porto.

        A palavra emergência, foi usada pelo passageiro mas a noticia tinha por obrigação estar validada e correta, contudo emergência num titulo destes dá-lhe algum drama e penso que era isso que queriam.
        Fosse uma aterragem de emergência real, o titulo seria Violista borra-se todo em aterragem de emergencia (e neste caso seria durante a aterragem, não ao fim de 3 horas) … desculpa mas não consegui evitar a piada, ja passei por 2 e posso garantir-te que mesmo sabendo que esta tudo estudado, o factor risco deixa-te na mmmmm.

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