Violinista dá concerto em aterragem de emergência no Porto

Ray Chen, um famoso violinista australiano, decidiu acalmar os passageiros que estavam fechados há três horas dentro de um avião da TAP, no Porto, dando um pequeno concerto.

Na quarta-feira, um voo da TAP que voava de Amesterdão para Lisboa, foi obrigado a aterra no Porto. Segundo a Renascença, tal se deveu ao congestionamento de tráfego aéreo registado no aeroporto de Lisboa naquele dia, “o que obrigou a divergir vários voos para os aeroportos de Faro e do Porto”, disse fonte da companhia aérea.

Nenhum passageiro gosta que a sua rota seja mudada, muito menos de ficar cerca de três horas fechado dentro de um avião, mas em terra. Perante a impaciência e desagrado dos passageiros, Ray Chen decidiu pegar no seu instrumento de eleição e distraí-los um pouco.

Foi então que o músico pegou no seu Stradivarius e deu um pequeno concerto a bordo. Foi com um tributo ao compositor alemão Bach que Chen animou os passageiros e a tripulação.

“Nessa altura confesso que tocar violino era a última coisa que me passava pela cabeça, mas sabendo o quão stressantes são os voos atrasados, decidi pegar no Strad para um concerto num avião, à boa maneira antiga“, escreveu o violinista no Facebook.

Alguns passageiros também partilharam o momento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando é que o desvio de uma aeronave para um aeroporto alternativo por motivos de tráfego aéreo se qualifica de aterragem de emergência?

    A notícia só por si é interessante, não precisa de um titulo enganador e completamente incorreto.
    Nem foi “em aterragem” mas sim após aterragem, e não foi de emergência mas sim por motivo de tráfego aéreo!!!

    • Por razões economicistas os aviões nos nossos dias não andam por aí com os depósitos com
      combustível a sobrar. Segundo creio, qualquer alteração no plano de voo que implique um aumento do tempo de voo é considerada uma manobra de emergência.

      • Errado, uma manobra de emergencia (ou neste caso prioritária) seria se o avião aterrasse por falta de combustível para estar no ar, neste caso ele estaria a circular o aeroporto final e passaria para a frente de qualquer outro avião que não estivesse em risco.
        Um desvio, é uma simples (que de simples não tem nada) alteração de rota com destino e origem num aeroporto diferente.
        Desvios podem ser finais (final do percurso) ou apenas uma paragem para fazer tempo.
        Neste caso imagino que estejam a falar do TP663 de 23 de Maio, a aeronave CS-TTQ (A319) desviou para OPO por motivos de retenção de tráfego em LIS, como era uma situação temporária, o avião aterrou para não estar a consumir combustível e ficar em risco, os passageiros não desembarcaram (se o fizessem tinha de ser outro voo devido a obrigações legais), e quando a situação de trafego ficou resolvida o avião despegou de OPO para LIS ainda debaixo da sigla TP663. Creio que chegou com um atraso de 3 horas e meia (nada mau, ja tive piores)

        Podes ver o voo aqui
        AMS – OPO https://www.flightradar24.com/data/aircraft/cs-ttq#11794a3d
        da para ver que estava em Lisboa e foi desviado para o Porto sem sequer entrar em espera.

        e OPO – LIS https://www.flightradar24.com/data/aircraft/cs-ttq#1179fe56

        Para tua informação, os voos da tap respeitam todas as normas de segurança impostas pelo regulador e também os “melhores praticas” sugeridas na area de segurança o que significa que saem com bastante combustível para esperas e desvios para aeroportos alternativos, e como podes ver, o avião foi passear a Lisboa antes de voltar para trás e aterrar no Porto.

        A palavra emergência, foi usada pelo passageiro mas a noticia tinha por obrigação estar validada e correta, contudo emergência num titulo destes dá-lhe algum drama e penso que era isso que queriam.
        Fosse uma aterragem de emergência real, o titulo seria Violista borra-se todo em aterragem de emergencia (e neste caso seria durante a aterragem, não ao fim de 3 horas) … desculpa mas não consegui evitar a piada, ja passei por 2 e posso garantir-te que mesmo sabendo que esta tudo estudado, o factor risco deixa-te na mmmmm.

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …