As importações chinesas de azeite, um dos produtos exóticos que estão a tentar cativar o paladar da nova classe média da China, quase triplicaram nos últimos cinco anos, atingindo 43,4 milhões de litros em 2013, disse um jornal oficial.
“Os chineses estão a ganhar gosto pelo azeite”, afirma o China Daily num artigo publicado na quarta-feira na primeira página do suplemento económico do jornal.
Pelas contas citadas no jornal, em 2009, a China importou apenas 14,7 milhões de litros de azeite.
Contudo, o azeite continua a ser um ingrediente raro na cozinha chinesa e, apesar do acelerado aumento das importações, ainda só representa 1% do consumo de óleos comestíveis usados no país, refere o China Daily.
Entre os produtores de azeite, o jornal destaca a Espanha, afirmando que nos primeiros nove meses de 2013 aquele país exportou para a China 18,7 milhões de litros.
O investimento da Espanha em publicidade na imprensa chinesa, nomeadamente na televisão, e em outras ações de promoção do azeite, também foi elevado: 4,5 milhões de euros, disse ao China Daily o diretor-geral da Associação Espanhola de Exportadores de Azeites, Amparo Chozaz.
No caso de Portugal, pelo contrário, as exportações de azeite para a China diminuíram muito nos últimos dois anos.
Segundo as estatísticas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, que não incluem as transações com Macau e Hong Kong, em 2013, as importações de azeite português caíram para 734.000 euros, uma descida de 47% em relação a 2012 e menos de metade do que em 2011.
/Lusa
Roubarem o que; sois uns ideotas.
nem de longe o azeite espanhol é tão bom quanto o português. no entanto, os chineses se contentam com qualquer porcaria…
Para falar de produtos sejam eles de azeite ou outros acho que a china tem lugar para todos assim eles queiram portanto não será uma « guerra » só porque os espanhois enviam mais azeite para a china, terá sim que haver por parte dos produtores Portugueses maior divulgação na china dos nossos produtos etc…
Pois ao preço que vendem em Portugal o pessoal foge, e não só em relação ao azeite…
Que título mais ridículo e absurdo!! O desenvolvimento da noticia nada tem a ver com o título!!! De resto, e falando de azeite faltaria dizer que também os espanhóis vieram para Portugal plantar oliveiras e assim puderam aumentar a sua produção de azeite. Tudo isto acontece porque os campos portugueses estavam (e estão) ABANDONADOS. Os panhonhas dos portugueses apenas sabem ir para a rua fazer manifestações e greves para que o Governo (que deve ser o pai deles…) lhes dê emprego, lhes dê casa, enfim lhes dê tudo e os campos tão preciosos continuam abandonados. Com o clima que temos… enfim heranças do tão venerado 25 de Abril que tanto teve de MAU como de bom para Portugal.