A Câmara dos Representantes aprovou na noite de quarta-feira (madrugada de hoje em Lisboa) por ampla maioria a proposta do Senado que evita a suspensão dos pagamentos dos Estados Unidos e permite reabrir a administração federal.
A votação na Câmara dos Representantes coloca assim um ponto final na crise que abalou o país nas últimas semanas.
Apesar da maioria republicana na Câmara dos Representantes, o voto favorável era esperado depois das declarações do líder republicano, John Boehner, que disse, à saída de uma reunião com membros do seu partido, que não tencionava bloquear o acordo do Senado.
Barack Obama ordena aos funcionários federais que regressem ao trabalho
O Presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou hoje a todos os funcionários federais que regerssem ao trabalho na quinta-feira, depois de o Congresso ter aprovado uma lei que aumenta a capacidade de endividamento do país.
“Agora que o projeto passo no Senado e na Câmara dos Representantes, o Presidente pretende promulgar o diploma esta noite e os funcionários devem esperar regressar ao trabalho logo pela manhã”, disse Sylvia Mathews Burwell, chefe do gabinete de Administração e Orçamento na Casa Branca.
A lei permite a reabertura dos serviços federais, que se encontravam paralisados há vários dias devido à falta de acordo orçamental entre as duas principais forças políticas do Congresso.