O mexicano Alfonso Cuarón venceu, esta noite, o Óscar de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”, na 86.ª edição dos prémios da Academia de Cinema de Hollywood.
Alfonso Cuarón, que tinha como rivais Steve McQueen (“12 anos escravo”), Martin Scorsese (“O lobo de Wall Street”), David O. Russell (“Golpada Americana”) e Alexander Payne (“Nebraska”), tornou-se no primeiro latino-americano a vencer nesta categoria.
“Tem sido uma experiência transformadora. Se não tivesse sido assim, teria sido uma perda de tempo”, afirmou o realizador, de 52 anos, aludindo aos mais de quatro anos que levou a montar a produção.
Alfonso Cuarón fez ainda referência ao seu filho Jonas, co-argumentista do filme, bem como ao casal protagonista, formado por George Clooney e Sandra Bullock.
“Sandy, és a alma e o coração do filme película”, afirmou o realizador mexicano que completa uma série de meses marcados por diversos reconhecimentos, como o Bafta, o Globo de Ouro ou o galardão atribuído pelos seus pares do Sindicato de Realizadores dos Estados Unidos.
“12 Anos Escravo” é o vencedor do Óscar na categoria de “Melhor Filme”. O filme venceu “Golpada Americana”, “Capitão Phillips”, “O Clube de Dallas”, “Gravidade”, “Her”, “Nebraska”, “Philomena” e “O lobo de Wall Street”.
Matthew McConaughey venceu o Óscar para “Melhor Actor” pela interpretação em “O Clube de Dallas”. O actor venceu Christian Bale, Bruce Dern, Chiwetel Ejiofor e Leonardo DiCaprio nesta categoria.
Cate Blanchett venceu o Óscar de “Melhor Actriz” pela sua interpretação em “Blue Jasmine” A actriz deixou para trás Amy Adams, Judi Dench, Meryl Streep e Sandra Bullock.
E os restantes premiados são…
Melhor Actor Secundário: Jared Leto, por “Clube de Dallas”
Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong’o, em “12 Anos Escravo”
Melhor Guarda Roupa: “O Grande Gatsby”
Melhor Caracterização: “O Clube de Dallas”
Melhor Curta Metragem de Animação: “Mr. Hublot”
Melhor Animação: “Frozen”
Melhores Efeitos Visuais: “Gravidade”
Melhor Curta Metragem: “Helium”
Melhor Documentário: “20 Feet From Stardom”
Melhor Documentário em Curta Metragem: “The Lady in Number 6: music saved my life”
Melhor Filme Estrangeiro: “A Grande Beleza”
Melhor Mistura de Som: “Gravidade”
Melhor Montagem de Som: “Gravidade”
Melhor Fotografia: “Gravidade”
Melhor Montagem: “Gravidade”
Melhor Produção Artística: “O Grande Gatsby”
Melhor Banda Sonora Original: “Gravidade”
Melhor Canção Original: “Let it Go”, de Frozen
Melhor Argumento Original: “Her”
Melhor Argumento Adaptado: “12 Anos Escravo”
ZAP / Lusa