And the winner is…

DR Warner Brothers

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme "Gravidade"

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”

O mexicano Alfonso Cuarón venceu, esta noite, o Óscar de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”, na 86.ª edição dos prémios da Academia de Cinema de Hollywood.

Alfonso Cuarón, que tinha como rivais Steve McQueen (“12 anos escravo”), Martin Scorsese (“O lobo de Wall Street”), David O. Russell (“Golpada Americana”) e Alexander Payne (“Nebraska”), tornou-se no primeiro latino-americano a vencer nesta categoria.

“Tem sido uma experiência transformadora. Se não tivesse sido assim, teria sido uma perda de tempo”, afirmou o realizador, de 52 anos, aludindo aos mais de quatro anos que levou a montar a produção.

Alfonso Cuarón fez ainda referência ao seu filho Jonas, co-argumentista do filme, bem como ao casal protagonista, formado por George Clooney e Sandra Bullock.

“Sandy, és a alma e o coração do filme película”, afirmou o realizador mexicano que completa uma série de meses marcados por diversos reconhecimentos, como o Bafta, o Globo de Ouro ou o galardão atribuído pelos seus pares do Sindicato de Realizadores dos Estados Unidos.

“12 Anos Escravo” é o vencedor do Óscar na categoria de “Melhor Filme”. O filme venceu “Golpada Americana”, “Capitão Phillips”, “O Clube de Dallas”, “Gravidade”, “Her”, “Nebraska”, “Philomena” e “O lobo de Wall Street”.

Matthew McConaughey venceu o Óscar para “Melhor Actor” pela interpretação em “O Clube de Dallas”. O actor venceu Christian Bale, Bruce Dern, Chiwetel Ejiofor e Leonardo DiCaprio nesta categoria.

Cate Blanchett venceu o Óscar de “Melhor Actriz” pela sua interpretação em “Blue Jasmine” A actriz deixou para trás Amy Adams, Judi Dench, Meryl Streep e Sandra Bullock.

E os restantes premiados são…

Melhor Actor Secundário: Jared Leto, por “Clube de Dallas”
Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong’o, em “12 Anos Escravo”
Melhor Guarda Roupa: “O Grande Gatsby”
Melhor Caracterização: “O Clube de Dallas”
Melhor Curta Metragem de Animação: “Mr. Hublot”
Melhor Animação: “Frozen”
Melhores Efeitos Visuais: “Gravidade”
Melhor Curta Metragem: “Helium”
Melhor Documentário: “20 Feet From Stardom”
Melhor Documentário em Curta Metragem: “The Lady in Number 6: music saved my life”
Melhor Filme Estrangeiro: “A Grande Beleza”
Melhor Mistura de Som: “Gravidade”
Melhor Montagem de Som: “Gravidade”
Melhor Fotografia: “Gravidade”
Melhor Montagem: “Gravidade”
Melhor Produção Artística: “O Grande Gatsby”
Melhor Banda Sonora Original: “Gravidade”
Melhor Canção Original: “Let it Go”, de Frozen
Melhor Argumento Original: “Her”
Melhor Argumento Adaptado: “12 Anos Escravo”

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …