And the winner is…

DR Warner Brothers

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme "Gravidade"

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”

O mexicano Alfonso Cuarón venceu, esta noite, o Óscar de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”, na 86.ª edição dos prémios da Academia de Cinema de Hollywood.

Alfonso Cuarón, que tinha como rivais Steve McQueen (“12 anos escravo”), Martin Scorsese (“O lobo de Wall Street”), David O. Russell (“Golpada Americana”) e Alexander Payne (“Nebraska”), tornou-se no primeiro latino-americano a vencer nesta categoria.

“Tem sido uma experiência transformadora. Se não tivesse sido assim, teria sido uma perda de tempo”, afirmou o realizador, de 52 anos, aludindo aos mais de quatro anos que levou a montar a produção.

Alfonso Cuarón fez ainda referência ao seu filho Jonas, co-argumentista do filme, bem como ao casal protagonista, formado por George Clooney e Sandra Bullock.

“Sandy, és a alma e o coração do filme película”, afirmou o realizador mexicano que completa uma série de meses marcados por diversos reconhecimentos, como o Bafta, o Globo de Ouro ou o galardão atribuído pelos seus pares do Sindicato de Realizadores dos Estados Unidos.

“12 Anos Escravo” é o vencedor do Óscar na categoria de “Melhor Filme”. O filme venceu “Golpada Americana”, “Capitão Phillips”, “O Clube de Dallas”, “Gravidade”, “Her”, “Nebraska”, “Philomena” e “O lobo de Wall Street”.

Matthew McConaughey venceu o Óscar para “Melhor Actor” pela interpretação em “O Clube de Dallas”. O actor venceu Christian Bale, Bruce Dern, Chiwetel Ejiofor e Leonardo DiCaprio nesta categoria.

Cate Blanchett venceu o Óscar de “Melhor Actriz” pela sua interpretação em “Blue Jasmine” A actriz deixou para trás Amy Adams, Judi Dench, Meryl Streep e Sandra Bullock.

E os restantes premiados são…

Melhor Actor Secundário: Jared Leto, por “Clube de Dallas”
Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong’o, em “12 Anos Escravo”
Melhor Guarda Roupa: “O Grande Gatsby”
Melhor Caracterização: “O Clube de Dallas”
Melhor Curta Metragem de Animação: “Mr. Hublot”
Melhor Animação: “Frozen”
Melhores Efeitos Visuais: “Gravidade”
Melhor Curta Metragem: “Helium”
Melhor Documentário: “20 Feet From Stardom”
Melhor Documentário em Curta Metragem: “The Lady in Number 6: music saved my life”
Melhor Filme Estrangeiro: “A Grande Beleza”
Melhor Mistura de Som: “Gravidade”
Melhor Montagem de Som: “Gravidade”
Melhor Fotografia: “Gravidade”
Melhor Montagem: “Gravidade”
Melhor Produção Artística: “O Grande Gatsby”
Melhor Banda Sonora Original: “Gravidade”
Melhor Canção Original: “Let it Go”, de Frozen
Melhor Argumento Original: “Her”
Melhor Argumento Adaptado: “12 Anos Escravo”

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …

Morreu Teresa Tarouca, fadista de "Saudade, silêncio e sombra"

A fadista Teresa Tarouca morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família. O corpo de Teresa Tarouca …

Uma queda da varanda. Morreu fundador dos Capacetes Brancos que Rússia acusou de ser espião

O antigo oficial do exército britânico James Le Mesurier, um dos fundadores do movimento humanitário Capacetes Brancos que tem ajudado milhares de pessoas na Síria, foi encontrado morto perto de casa. Terá caído da varanda …

Nuno foi para a Noruega treinar uma equipa de futebol e acabou como vice-presidente da Câmara de Notodden

Nuno Marques emigrou para a Noruega há 15 anos para treinar uma equipa de futebol e acabou eleito vice-presidente da Câmara de Notodden (Leste), funções que jamais aceitaria em Portugal, onde “o principal problema da …