And the winner is…

DR Warner Brothers

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme "Gravidade"

O mexicano Alfonso Cuarón venceu o Óscar 2014 de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”

O mexicano Alfonso Cuarón venceu, esta noite, o Óscar de melhor realizador, pelo filme “Gravidade”, na 86.ª edição dos prémios da Academia de Cinema de Hollywood.

Alfonso Cuarón, que tinha como rivais Steve McQueen (“12 anos escravo”), Martin Scorsese (“O lobo de Wall Street”), David O. Russell (“Golpada Americana”) e Alexander Payne (“Nebraska”), tornou-se no primeiro latino-americano a vencer nesta categoria.

“Tem sido uma experiência transformadora. Se não tivesse sido assim, teria sido uma perda de tempo”, afirmou o realizador, de 52 anos, aludindo aos mais de quatro anos que levou a montar a produção.

Alfonso Cuarón fez ainda referência ao seu filho Jonas, co-argumentista do filme, bem como ao casal protagonista, formado por George Clooney e Sandra Bullock.

“Sandy, és a alma e o coração do filme película”, afirmou o realizador mexicano que completa uma série de meses marcados por diversos reconhecimentos, como o Bafta, o Globo de Ouro ou o galardão atribuído pelos seus pares do Sindicato de Realizadores dos Estados Unidos.

“12 Anos Escravo” é o vencedor do Óscar na categoria de “Melhor Filme”. O filme venceu “Golpada Americana”, “Capitão Phillips”, “O Clube de Dallas”, “Gravidade”, “Her”, “Nebraska”, “Philomena” e “O lobo de Wall Street”.

Matthew McConaughey venceu o Óscar para “Melhor Actor” pela interpretação em “O Clube de Dallas”. O actor venceu Christian Bale, Bruce Dern, Chiwetel Ejiofor e Leonardo DiCaprio nesta categoria.

Cate Blanchett venceu o Óscar de “Melhor Actriz” pela sua interpretação em “Blue Jasmine” A actriz deixou para trás Amy Adams, Judi Dench, Meryl Streep e Sandra Bullock.

E os restantes premiados são…

Melhor Actor Secundário: Jared Leto, por “Clube de Dallas”
Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong’o, em “12 Anos Escravo”
Melhor Guarda Roupa: “O Grande Gatsby”
Melhor Caracterização: “O Clube de Dallas”
Melhor Curta Metragem de Animação: “Mr. Hublot”
Melhor Animação: “Frozen”
Melhores Efeitos Visuais: “Gravidade”
Melhor Curta Metragem: “Helium”
Melhor Documentário: “20 Feet From Stardom”
Melhor Documentário em Curta Metragem: “The Lady in Number 6: music saved my life”
Melhor Filme Estrangeiro: “A Grande Beleza”
Melhor Mistura de Som: “Gravidade”
Melhor Montagem de Som: “Gravidade”
Melhor Fotografia: “Gravidade”
Melhor Montagem: “Gravidade”
Melhor Produção Artística: “O Grande Gatsby”
Melhor Banda Sonora Original: “Gravidade”
Melhor Canção Original: “Let it Go”, de Frozen
Melhor Argumento Original: “Her”
Melhor Argumento Adaptado: “12 Anos Escravo”

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …