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Ninguém sabe onde foram parar 50 mil carros em fim de vida

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A associação ambientalista Zero denunciou esta segunda-feira a existência de quase 50 mil veículos em fim de vida com destino desconhecido, um terço do total das matrículas canceladas, situação grave porque se trata de um resíduo perigoso.

“Temos uma situação em que existem muitas dúvidas sobre o destino de um terço dos 149.431 veículos, cuja matrícula foi cancelada em 2016“, refere um comunicado da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

Para os ambientalistas, esta situação “é muito grave em termos ambientais, uma vez que os veículos em fim de vida são considerados resíduos perigosos“.

Vários componentes dos automóveis, como baterias ou óleos usados, são resíduos perigosos, sendo “fundamental que sejam encaminhados para operadores devidamente preparados para a sua descontaminação, o que pode não ter sido o caso destes cerca de 50 mil” veículos velhos.

A Zero explica ter analisado dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes sobre o cancelamento de matrículas em 2016 e afirma ter “sérias dúvidas sobre o destino de 49.772 veículos em fim de vida”. Por isso, pediu ao Ministério do Ambiente e à Autoridade Tributária e Aduaneira que esclareçam o que se passa.

Entre as situações detetadas, os ambientalistas destacam alguns casos em que o “cancelamento da matrícula foi feito em condições muito pouco claras“.

Segundo a associação, “10.892 veículos viram a sua matrícula ser cancelada sem ter sido emitido o obrigatório certificado de destruição, o que é ilegal face à legislação comunitária”, enquanto 15.096 tiveram a matrícula cancelada por terem sido exportados a pedido do interessado, “o que se afigura pouco plausível”.

Segundo a Zero, há 7.526 matrículas canceladas “porque os veículos desapareceram” e 16.258 por falta de transferência de propriedade, “mas não se sabe qual foi o seu destino”.

A gestão dos veículos em final de vida “tem sido problemática”, principalmente devido a uma legislação sobre o cancelamento de matrículas a “prever demasiadas situações de exceção” em relação à obrigatoriedade de emissão de um certificado de destruição.

Esta situação, segundo a organização de defesa do ambiente, “tem levado a que a exceção acabe por ser a regra e assim muitos destes veículos acabem em sucateiros ilegais, os quais também não têm sido alvo de uma adequada fiscalização”.

Problema fica resolvido este ano

De acordo com a TSF, Calos Martins, secretário de Estado do Ambiente garantiu que o problema não se voltará a repetir.

A solução aparece sob a forma de uma base de dados única e nacional de veículos, em funcionamento desde o virar de ano. Assim, a partir desde ano, sempre que for necessário anular uma matrícula, o IMT tem de a consultar através da nova ferramenta.

“Haverá um controlo efetivo de toda a circulação administrativa e ambiental” dos veículos, refere o governante.

A legislação foi alterada no ano passado e a base de dados, que estava antes a cargo da VALORCAR, entidade gestora de veículos em fim de vida, passou agora para as mãos da Agência Portuguesa do Ambiente. A anterior legislação permitia a anulação das matrículas sem o certificado de destruição dos carros.

O IMT fica agora obrigado a consultar a base de dados antes de anular a matrícula.

Sobre a quantidade de carros que a ZERO dá como desaparecida – quase 50 mil – o secretário de Estado considera “pouco plausível”, acreditando que a maioria seguiu para venda de peças, siderurgia ou mercado de metais.

// Lusa

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3 Comments

  1. Assunto O OLX vende carros avariados Eu vendi o Fiat Brava 1.4 12v 1370 cl EL cor cizento do ano 1997 com a matricula 92-25-IL para desmanchar este carro tem avaria na parte eletrica e grave eu na altura gastei muito neste carro levou correias novas a bomba de agua nao sei se foi mudada como a falta de pecas para este modelo e dificil arranjar material novo a parte da injecao da torre da injecao eletronica avariou levou o injector da sucata novo ja nao ha para por a trabalhar so fazendo riset a centralina da muito trabalho precisa de disco esta nas ultimas o esticador foi puxado para dar por uns dias como eu queria dinheiro vendi o carro para desmanchar o centro de abate quer os carros de borla nao da nada por eles . Eu fui enganado pelo comprador este carro ja esteve a venda no olx e querem polo a circular pesso ao pessoal que nao compre o carro com a matricula 92-25- IL o lugar dele e sucata . o vendedor e o sr Fabio que esteve no OLX na area de Loures a querer vender a sucata . Como nao ha dinheiro suficiente para comprar carro mais novo o pessoal anda com a sucata e tenta fazer o negocio com a sucata. O GOVERNO PODIA DAR ORDEM DE OS HIPERMERCADOS TER UM STAND com carros com precos mais economicos e credito nos hipermercados para o pessoal poder comprar carro mais moderno e acabar com a sucata nas estradas a sucata a circular na estrada quer dizer que e falta de poder de compra . comprar carro no stand e muito caro se os Hipermercados tiver ordem de ter um stand para os mais pobres ter um carro mais novo era melhor . O carrefour queria ter um stand so que nao foi a vante . Como o governo gosta de sucata na estrada esta se bem . Podem andar com a sucata na estrada a vontade e serem enganados no OLX como eu fui

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