Os Presidentes François Hollande e Barack Obama lançaram um apelo comum a favor de um acordo ambicioso sobre o clima, num documento publicado hoje nos principais jornais de França e dos EUA.
“Enquanto preparamos a Conferência sobre o Clima, a realizar em Paris no próximo ano, continuamos a apelar a todos os países para que se associem ao nosso objetivo de um acordo mundial ambicioso para a redução das emissões de gases com efeito de estufa através de medidas concretas”, escrevem Barack Obama e François Hollande num texto publicado nas páginas de internet do Le Monde e Washington Post, na manhã da visita de Estado de François Hollande aos Estados Unidos.
“Mesmo que ambas as nações reduzam as suas emissões de carbono, podemos estender parcerias de energias limpas para criar postos de trabalho e conduzir-nos a um crescimento sustentável”, sugere a carta. “Podemos fazer mais para ajudar os países em vias de desenvolvimento a mudar para energias com baixas emissões de carbono, e lidar com a subida do nível do mar e as tempestades intensas”.
No geral, ao longo do documento, os dois chefes de Estado enalteceram a relação de parceria existente entre a França e os EUA. “Enraizada numa amizade de mais de dois séculos, a nossa parceria está cada vez mais estreita e constitui um modelo de cooperação internacional”, afirmaram os dois chefes de Estado num texto intitulado “Uma aliança transformada”.
ZAP / Lusa