/

Engenheiro recebeu meio milhão em luvas e denuncia corrupção generalizada na ARS-Norte

19

-

Um engenheiro civil da Administração Regional de Saúde do Norte admitiu, em tribunal, ter recebido perto de meio milhão de euros em luvas de empreiteiros, e denunciou um esquema de corrupção generalizada na instituição.

João Carlos Roseiro, engenheiro civil que está suspenso das suas funções no Departamento de Instalação e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), começou a ser julgado na quarta-feira, no Tribunal de S. João Novo, no Porto.

Acusado de crimes de corrupção e falsificação de documentos, o engenheiro assumiu ter recebido perto de meio milhão de euros em luvas, conforme reporta o JN.

O arguido disse aos magistrados que ficava com 10% do valor das obras em centros de saúde e que o coordenador do Departamento à data dos factos, José Rodrigues, também ficava com uma parte, tal como os restantes engenheiros da estrutura da ARS-Norte.

Roseiro denunciou assim, um “esquema generalizado de corrupção na adjudicação de obras”, conforme refere o JN, notando que “todos os engenheiros, incluindo o coordenador do Gabinete de Instalações e Equipamentos, recebem luvas de empreiteiros para garantir novas obras”.

O diário sustenta que a Polícia Judiciária (PJ) do Porto está já a investigar esta alegada “prática estabelecida na ARS” do pagamento de “favores”, por parte de empreiteiros.

O engenheiro civil disse em tribunal que recebia as “luvas” em envelopes com o dinheiro, quando as obras terminavam, conforme frisa o Correio da Manhã (CM).

“O valor era entregue na obra ou nos carros dos empreiteiros”, terá dito o arguido em tribunal.

Roseiro terá garantido que o “plano” de corrupção “já existia” quando chegou à instituição. “Quando reunimos com o novo coordenador, estipulámos que ele receberia metade do valor dado pelos empreiteiros”, afiançou em tribunal, conforme cita o CM.

O arguido também salienta que os cadernos de encargos dos trabalhos “não eram cumpridos na totalidade”, notando que havia facturas pagas por obras nunca realizadas em Unidades de Saúde.

O processo tem ainda, outro arguido, um empreiteiro, que está acusado do crime de corrupção activa.

ZAP //

19 Comments

  1. Isto não é novidade nenhuma. A função publica é toda assim, só roubam os nossos impostos. Seja com luvas, seja com desperdícios, subsídios e suplementos, nomeações para cargos inexistentes, promoções para departamentos vazios.. são milhares de milhões de euros que sustentamos todos os anos desde 74.

  2. Gostaria de dizer que esta margem (10%) não se chama de luvas mas sim comissões. Ninguem decide favoravelmente algo sem a bendita comissão. Mas tal não se restringe ao setor publico, pois no privado também existe. Há muitas empresas que usam este empolamento de preços para pagar ordenados fora de folha, etc…

  3. e por estas e por outras que se puder fugir de pagar impostos , não hesito.
    Porque é que me hei-de sacrificar , para depois esta malta da função pública , do mais alto ao mais baixo passando pelos do meio, gastarem o meu dinheiro, não em proveito da sociedade em geral , mas em proveito deles ?
    P. que os pariu…

  4. Como se ninguém soubesse que a corrupção grassa na administração publica. Vamos la ver quem foram os directores regionais nos últimos anos. É tudo lá posto por compadrio dos governantes, e depois a Norte, ha uma espécie de máfia que tudo controla sem ser controlada. É o regabofe do costume com os nossos impostos. FDP, e o pior é que A Justiça nada faz para os meter atras das grades. Porque será?

    • A norte?! E a sul e no centro? É por todo o lado, amigo. Anda tudo ao mesmo.
      E ainda falam na regionalização… f****** … isso é que vai ser mesmo à grande.

  5. pefro. Tem alguma noção do que é Função Pública? Eu sou funcionária pública e tenho tanto acesso a essas mordomias como você. Recebo o meu salário e pago os meus impostos como qualquer outro cidadão. Não confunda as coisas, os cargos e as pessoas.

  6. Sou empresário e a minha Empresa chama-se ELECTROCONSUL…desafio alguém que seja capaz de dizer que alguma vez algum engenheiro da Electroconsul recebeu ou fez favores a empreiteiros ou seja lá a quem for…
    Há um valor que se resume numa palavra muito curta: ÉTICA!
    O sistema neoliberal procura corromper tudo e todos…a sua defesa e a sua segurança depende de esquemas…
    Ser ético não significa ser reaccionário ou defender o antigamente.

    Ser ético começa por se ser HONESTO!

  7. Olhem lá e o privado que corrompeu o outro para disso tb tirar partido? é santo. são só os funcionários públicos. e o salário pago a privados por patrões que dão luvas a públicos. ética só isso. não é ser ou não da função pública tem a ver com cada pessoa e com os seus valores.

    • isso é entre privados e não me tira o dinheiro da carteira, colega. O que me tira dinheiro da carteira são os impostos para pagar comissões, luvas e p**** no elefante branco.

    • por definição cientifica é impossível haver corrupção entre privados,não sei se sabe…a corrupção tem a ver com o uso indevido de DINHEIROS PUBLICOS…portanto agora já sabe…corrupção só é possível envolvendo a administração publica…

      • Não sei onde é que foi buscar essa “definição científica”, mas está completamente errada. Creio que está a confundir com “PECULATO”, isso sim o desvio de fundos ou uso inapropriado de dinheiros públicos por quem os tinha a seu cargo.
        CORRUPÇÃO é o abuso/dano/prejuízo da propriedade ou interesse de outrém, público ou privado, cujo cuidado lhe tenha sido entregue, em benefício próprio.
        Por exemplo, o director de uma empresa pode ser corrompido e tomar decisões em benefício próprio que causam prejuízo à empresa – logo, aos seus proprietários. É corrupção.
        E que dizer daquelas simpáticas figuras vestidas de preto a quem mais vezes ouvimos chamar corruptos? Os clubes de futebol não são entidades públicas.

  8. Não percebo esta avidez por dinheiro da população em geral. Apenas necessitamos do fundamental ao nosso bem estar. Na hora da morte apenas necessitamos de uma cama para definhar e alguém para nos injetar morfina. Temos que observar o exemplo dos animais na nossa mãe Natureza, vivem sem rendimentos e com apenas o fruto do seu trabalho diário na busca de alimento, abrigo, segurança e parceiro para garantir a sobrevivência da espécie.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.