/

Moody’s atribui 8º nível de “lixo” à dívida emitida pela CGD

2

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A agência Moody’s atribuiu esta quinta-feira um rating de não investimento ou “lixo”, à dívida emitida em março pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) para se recapitalizar, no montante total de 500 milhões de euros.

A notação atribuída pela agência de rating a estes títulos de dívida de elevada subordinação (que contam para capital) é de “Caa2”, o 8º degrau dentro do nível de “lixo”.

A Moody’s justifica o rating atribuído por estes títulos poderem implicar perdas num cenário de resolução do banco e com o risco de pagamento dos juros.

Já anteriormente, outra agência de rating, a Fitch, tinha considerado estes títulos como “lixo”.

A Caixa Geral de Depósitos emitiu a 23 de março 500 milhões de euros de dívida perpétua junto de investidores institucionais, a uma taxa de juro de 10,75%.

Esta emissão de dívida faz parte da recapitalização do banco público, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Gostava de saber quem é que fiscaliza a Moody’s ou a Fitch e que nível de rating lhe atribuem, pois parece-me que os ratings que estas agências atribuem podem destruir ou fortalecer os países ou as empresas visadas, mas o pior de tudo é que estes ratings podem ser encomendados por instituições concorrentes, tudo em prol dos interesses da especulação dos mercados financeiros, dos mesmos que nos criaram a crise financeira mundial em que nos encontramos, e que entretanto nos obrigam a pagar essa fatura sem dó nem piedade.
    Corja de abutres.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.