Encontrado um planeta “perdido” quase do tamanho de neptuno

Michael S. Helfenbein

Impressão de artista do planeta Kepler-150 f

Impressão de artista do planeta Kepler-150 f

Astrónomos da Universidade de Yale descobriram um planeta “perdido” que tem quase o tamanho de Neptuno e que está situado num sistema solar a 3000 anos-luz da Terra.

O novo planeta agora descoberto, baptizado Kepler-150 f, passou despercebido aos algoritmos de computador que identificam a maioria dos denominados “exoplanetas”, planetas localizados para lá do Sistema Solar, nos diferentes estudos que nos últimos anos  analisaram os dados do telescópio Kepler.

Estes algoritmos pesquisam dados de levantamentos de missões espaciais, à procura de trânsitos reveladores de planetas orbitando em frente de estrelas distantes.

Mas às vezes os computadores falham. Neste caso, tratava-se de um planeta no sistema Kepler-150, com uma órbita longa em torno do seu sol. O planeta Kepler-150 f leva 637 dias para completar uma orbita em torno da sua estrela hospedeira, uma das órbitas mais longas conhecidas para um sistema com cinco ou mais planetas.

A missão Kepler encontrou outros quatro planetas no sistema Kepler-150: Kepler-150 b, c, d e e – há vários anos atrás. Todos estes planetas têm órbitas muito mais próximas da estrela do que este novo planeta.

“Só usando a nossa nova técnica de modelagem e subtraindo os sinais dos trânsitos dos planetas conhecidos, é que conseguimos realmente ver o que realmente era,” comenta Joseph Schmitt, estudante de Yale e autor principal do artigo publicado na revista The Astronomical Journal, que descreve o planeta.

“Essencialmente, o Kepler-150 f estava escondido à vista de todos, numa floresta de outros trânsitos planetários”, conclui o astrónomo.

// CCVAlg

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.