/

Reveladas imagens inéditas do funeral de Estaline

Um major norte-americano filmou as cerimónias fúnebres do ditador soviético, a partir de uma varanda na Embaixada do EUA. Foram agora descobertas e são as únicas imagens que não foram produzidas pelas autoridades soviéticas.

Mais de 60 anos depois, a Radio Free Europe/Radio Liberty teve acesso a imagens inéditas do funeral do ditador soviético Josef Estaline, que faleceu a 5 de março de 1953.

As imagens foram filmadas pelo major norte-americano Martin Manhoff, que vivia em Moscovo há mais de um ano, a partir de uma varanda com vista para o Kremlin, na Embaixada do EUA.

Quando viu as cerimónias fúnebres, a reação do militar foi filmar o que se estava a passar (ainda para mais a cores). Estas são imagens especiais porque são as únicas que podem ser consideradas independentes. Até agora, todas as imagens da cerimónia que foram disponibilizadas ao mundo tinham sido produzidas pelas autoridades soviéticas.

Este documento inédito foi descoberto por Douglas Smith, historiador de Seattle, que agora disponibilizou o arquivo ao órgão de informação europeu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.