Visão, audição e tacto. É através destes três sentidos que os smartphones modernos são capazes de interagir com os humanos. Mas, para o bem ou para o mal, isso está prestes a mudar.
Uma empresa japonesa lançou um dispositivo capaz de emitir cheiros para acompanhar as mensagens enviadas pelo telemóvel. Agora os smartphones também vão poder interagir com os utilizadores através do olfacto.
Baptizado de Scentee, o dispositivo liga-se à saída de som do telemóvel e liberta odores sob o comando do smartphone. O dispositivo consegue emitir apenas um cheiro de cada vez, mas o objetivo da empresa é disponibilizar cerca de 100 cartuchos com cheiros distintos, que poderão ser combinados para criar um novo odor.
Assim, a próxima vez que receber uma notificação de “gosto” no Facebook, poderá sentir um cheiro a morangos ou menta. Além de borrifar o aroma, o dispositivo também emite um sinal de luz LED por cada notificação. O Scentee é compatível com o iOS e Android.
A novidade foi lançada no Japão em Novembro do ano passado, mas ainda não há previsão de lançamento do dispositivo no mercado ocidental.
Nem tudo cheira a rosas
“Se está bem disposto e quer enviar uma mensagem agradável para um amigo, pode enviá-la com um perfume”, comenta à BBC Adrian Cheok, professor de informática da City University London.
“No entanto, também é possível enviar um gás malcheiroso, se estiver num dia mau”, observa o professor, que ajudou a desenvolver o dispositivo.
Adrian imagina inúmeras hipóteses de aplicação para a tecnologia no futuro.
“Imagine o seu ídolo a enviar-lhe uma mensagem para o telemóvel com um cheiro em anexo, por exemplo”, diz Cheok.
Esta pode parecer uma ideia inovadora, mas já se transmitiam odores através de aparelhos electrónicos desde a década de 60.
O Smell-O-Vision, um sistema criado para emitir cheiros durante a projecção de filmes, permitia que os espectadores pudessem acrescentar mais um sentido à experiência de ir ao cinema. O projecto fracassou e acabou por ser abandonado.
Abaixo, veja o filme publicitário que a Scentee criou para promover o produto: uma história romântica que foge um bocado à nossa cultura ocidental.
Adriano Padilha, ZAP / BBC