Telemóveis enviam mensagens com cheiros

Visão, audição e tacto. É através destes três sentidos que os smartphones modernos são capazes de interagir com os humanos. Mas, para o bem ou para o mal, isso está prestes a mudar. 

Uma empresa japonesa lançou um dispositivo capaz de emitir cheiros para acompanhar as mensagens enviadas pelo telemóvel. Agora os smartphones também vão poder interagir com os utilizadores através do olfacto.

Baptizado de Scentee, o dispositivo liga-se à saída de som do telemóvel e liberta odores sob o comando do smartphone. O dispositivo consegue emitir apenas um cheiro de cada vez, mas o objetivo da empresa é disponibilizar cerca de 100 cartuchos com cheiros distintos, que poderão ser combinados para criar um novo odor.

Scentee

-

Assim, a próxima vez que receber uma notificação de “gosto” no Facebook, poderá sentir um cheiro a morangos ou menta. Além de borrifar o aroma, o dispositivo também emite um sinal de luz LED por cada notificação. O Scentee é compatível com o iOS e Android.

A novidade foi lançada no Japão em Novembro do ano passado, mas ainda não há previsão de lançamento do dispositivo no mercado ocidental.

Nem tudo cheira a rosas

“Se está bem disposto e quer enviar uma mensagem agradável para um amigo, pode enviá-la com um perfume”, comenta à BBC Adrian Cheok, professor de informática da City University London.

“No entanto, também é possível enviar um gás malcheiroso, se estiver num dia mau”, observa o professor, que ajudou a desenvolver o dispositivo.

Adrian imagina inúmeras hipóteses de aplicação para a tecnologia no futuro.

“Imagine o seu ídolo a enviar-lhe uma mensagem para o telemóvel com um cheiro em anexo, por exemplo”, diz Cheok.

Esta pode parecer uma ideia inovadora, mas já se transmitiam odores através de aparelhos electrónicos desde a década de 60.

O Smell-O-Vision, um sistema criado para emitir cheiros durante a projecção de filmes, permitia que os espectadores pudessem acrescentar mais um sentido à experiência de ir ao cinema. O projecto fracassou e acabou por ser abandonado.

Abaixo, veja o filme publicitário que a Scentee criou para promover o produto: uma história romântica que foge um bocado à nossa cultura ocidental.

 

Adriano Padilha, ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …