O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Teori Zavascki morreu esta quinta-feira num acidente aéreo em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.
O juiz Teori Zavascki, de 69 anos, e outras três pessoas voavam num bimotor modelo King Air C90, fabricado pela americana Beechcraft, que saiu de São Paulo com destino a Angra dos Reis (RJ).
O filho do juiz, Francisco Prehn Zavascki, confirmou a morte numa mensagem no Facebook: “Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”.
Responsável pelos casos relacionados ao maior escândalo de corrupção da história recente do país, Zavascki, era o relator dos processos no STF da operação Lava Jato, que investiga os crimes de corrupção na empresa estatal Petrobras e que tem entre os vários arguidos o antigo Presidente da República Lula da Silva e antigo presidente do Senado, Renan Calheiros.
O juiz foi considerado uma figura central nas investigações de corrupção da Lava Jato, já que tinha a responsabilidade de homologar as colaborações premiadas (fornecimento de informações importantes em troca da diminuição da pena) fornecidas pelos envolvidos nos processos desta investigação no STF.
Antes do acidente, o juiz trabalhava nas informações colhidas em delações premiadas de mais de 70 quadros de topo da construtora Odebrecht, consideradas cruciais já que informações vazadas à imprensa sobre as revelações já envolveram o próprio Michel Temer, o ex-Presidente Lula da Silva e dezenas de políticos brasileiros.
Luto nacional
O Presidente do Brasil, Michel Temer, lamentou a morte do juiz e decretou três dias de luto nacional.
“Recebemos com profundo pesar a notícia da morte do ministro (denominação dada aos juízes do STF) Teori Zavascki. Associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público cuja trajetória impecável a favor do direito e da Justiça sempre o distinguiram”, disse Michel Temer.
O Presidente brasileiro acrescentou que Teori Zavascki era “um homem de bem e um orgulho para todos os brasileiros”.
O Corpo de bombeiros de Paraty informou que avistou três passageiros mortos, que estariam presos dentro do avião submerso, e um sobrevivente. Não há identificação das vítimas. A aeronave, com o código PR-SOM, tinha saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01 (15h01 em Lisboa) e o destino era Paraty.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave estava com a documentação em dia.
Corrupção na Petrobras
-
24 Novembro, 2018 Lula da Silva e Dilma Rousseff processados por associação criminosa
-
20 Janeiro, 2017 Morre em acidente de avião no Brasil o juiz relator da Lava Jato
Em condições bem suspeitas…
Na boa tradição… mas aqui em PT não tarda muito que se faça também assim às descaradas…
Viste isso na tua bola da cristal, ou é mesmo só pelo gosto de disparatar?!…
O culpado foi o corrupto do Lula, esperem para ver.