Uma burla informática com cartões clonados estará na origem de várias queixas apresentadas este fim-de-semana em esquadras da PSP da Margem Sul do Tejo.
De acordo com o Correio da Manhã, pelo menos uma dezena de pessoas apresentou queixa na PSP, após identificar levantamentos indevidos nos extratos bancários.
Segundo uma das vítimas do ataque, “foram feitos levantamentos de 100 euros durante a noite. Liguei para a linha de apoio do meu banco, onde me disseram para apresentar queixa imediatamente à PSP”.
As autoridades estarão a tentar perceber quais as caixas multibanco onde foram colocados os sistemas de cópia de cartão, de que forma foram copiadas as bandas magnéticas dos cartões e a forma de apropriação dos códigos PIN.
A SIBS, entidade gestora da rede multibanco, já tinha sido alertada para este tipo de burla pela entidade homóloga espanhola, após ter sido detetada uma rede de burlões a atuar junto à fronteira com Portugal, mas afirma ao CM que ainda não tinha conhecimento destas queixas em Portugal.
ZAP