/

Madrid proíbe estacionamento na rua devido à poluição

1

cuellar / Flickr

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

O município de Madrid proibiu o estacionamento na rua, esta segunda-feira, no centro da cidade, devido aos elevados níveis de concentração de dióxido de azoto.

Entre as 9h00 e as 21h00, apenas podem estacionar na rua os residentes locais, táxis, veículos com emissões zero e carros de pessoas com mobilidade reduzida ou para serviços essenciais – como as ambulâncias e carros de bombeiros.

Os restantes veículos terão de utilizar os parques de estacionamento fechados.

A autarquia já tinha reduzido, desde domingo, para 70 km/hora a velocidade em todas as vias rápidas que circundam ou ligam Madrid – e que, anteriormente, permitiam uma velocidade máxima de 90 km/h.

A câmara municipal espera que estas medidas ajudem a reduzir significativamente o número de pessoas que entram em Madrid com automóveis e, desta forma, os níveis de poluição da cidade.

A medida é tomada depois de os níveis de poluição terem subido para valores considerados elevados, sem que haja uma previsão meteorológica favorável.

Segundo o El Mundo, três estações da rede de vigilância da qualidade do ar registaram desde sábado, durante duas horas consecutivas, níveis de poluição superiores a 180 mg/m3 de dióxido de azoto.

A proibição de estacionamento afeta sete distritos de Madrid, onde cerca de 4 mil parquímetros vão permanecer desligados durante todo o dia e mais de mil fiscais irão garantir o cumprimento das normas.

Este plano foi ativado pela primeira vez no ano passado e, se as condições piorarem, as autoridades poderão avançar com mais restrições.

Em situações de contaminação persistente poderia, eventualmente, ser proibido o uso de todos os carros – mas a autarquia de Madrid está confiante de que não será necessário adotar esta medida.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.