A menina afegã de olhos verdes, imortalizada numa capa da revista National Geographic em 1984, foi detida no Paquistão por ter documentos de identificação falsos.
A imagem de Sharbat Gula, que em 1984 tinha 12 anos e vivia num campo de refugiados paquistanês na altura da ocupação soviética do Afeganistão, tornou-se na capa mais famosa na história da revista.
A afegã incorre agora numa pena de entre sete a 14 anos de prisão, disse um responsável paquistanês, depois de ter sido detida por fraude.
A agência federal de investigação paquistanesa (FIA, sigla em inglês) “deteve Sharbat Gula por ter obtido um cartão de identidade falso“, disse Shahid Ilyas, responsável da Autoridade Nacional de Registos (NADRA), à agência noticiosa France Presse (AFP).
A detenção surge após uma investigação de dois anos em Peshawar (noroeste), capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão.
O responsável da NADRA revela ainda que a FIA procura também três funcionários do organismo que dirige, que estão actualmente em fuga e que forneceram os documentos falsos a Gula.
As autoridades paquistanesas lançaram uma operação para deter portadores de identificação falsa e uma campanha de verificação de documentos em todo o país, tendo sido já verificados 91 milhões de cartões de identificação, dos quais 60.675 eram falsos e pertenciam a estrangeiros.
Cerca de 18 funcionários da autoridade estão a ser investigados pela emissão de identificações para estrangeiros e oito já foram detidos, disse um responsável da NADRA.
Mais de 350 mil afegãos regressaram este ano ao seu país, a partir do Paquistão, de acordo com dados da ONU.
Durante décadas, o Paquistão recebeu milhões de afegãos, que fugiram do país na sequência da invasão soviética em 1979, registando actualmente uma população de 1,4 milhões de refugiados do Afeganistão, indicou a ONU no início do ano.
Estes números fazem do Paquistão o terceiro país no mundo com mais refugiados e as autoridades estimam que cerca de um milhão de refugiados não registados vivem em território paquistanês.
Desde 2009, Islamabad tem adiado o prazo para o regresso dos refugiados ao Afeganistão, sendo Março do próximo ano a última data em vigor.
Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry encontrou Sharbat Gula numa remota aldeia afegã, casada com um padeiro e mãe de três filhas.
ZAP / Lusa
Com tanto terrorista a matá-los constantemente e andam estes gajos preocupados com situações destas.