Está o caldo entornado entre Vladimir Putin e Angela Merkel por causa do processo de escolha do próximo líder das Nações Unidas. Nem o líder russo, nem a chanceler alemã querem António Guterres a suceder a Ban Ki-moon, mas não se entendem quanto ao candidato a apoiar.
O site EurActiv dá conta de “tensões entre Berlim e Moscovo” no âmbito da candidatura de Irina Bokova, actual diretora-geral da UNESCO.
Esta candidata foi anunciada pela Bulgária ainda antes de ter saído a lista final de candidatos, a 12 de Julho. Mas depois de António Guterres ter vencido a quarta votação secreta, efectuada entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha estará a tentar convencer a Bulgária a trocar de candidata.
Essa é a acusação feita pela Rússia, de acordo com o EurActiv, que salienta que Angela Merkel tentou convencer Valdimir Putin a apoiar a candidatura de Kristalina Georgieva, actual vice-presidente da Comissão Europeia.
A chanceler alemã estará assim, a tentar fazer pressão para que a Bulgária troque Bokova por Georgieva, considerando que esta seria uma opção mais forte para concorrer com Guterres.
Na última votação, que colocou o ex-primeiro-ministro português mais uma vez à frente da concorrência, Bokova caiu do terceiro para o quinto lugar.
Perante estes resultados e face às apegadas pressões de Merkel, o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, estará mesmo a ponderar substituir Bokova, salienta o Expresso, realçando que esse cenário é “quase inédito”.
O semanário ainda evidencia que “o Código de Conduta dos comissários europeus não permite, à partida, que procurem novos empregos ou se candidatem a outros cargos durante o seu mandato”.
Todavia, essa regra poderá vir a ser contornada, até porque Jean-Claude Juncker apoia Kristalina Georgieva na intenção de suceder a Ban Ki-moon, segundo nota o semanário.
ZAP
Tomara estes dois chegarem aos calcanhares de Guterres, no que respeita a sensatez e humanismo.
Cada vez mais detesto estes dois, mas não sou o unico. Merkel já está a perder terreno, até mesmo entre os alemães. No plano europeu é o que se conhece subjoga Estados aos seus interesses ( num desrespeito completo pela gėnese e principios europeus ) e Putin, que é um ditadorzinho que se vai eternizando no poder, que mata tudo à sua volta que não esteja na sua linha de pensamento. Basta ver os bizarros episódios de alternância de poder na Russia. Se ele é Presidente, mete o outro fantoche como 1° ministro, quando chega ao limite previsto na Constituição deles, vai ele pra 1° ministro e mete o outro como presidente. É só “democracia”, tanto de um como do outro.
Tão amiguinhos que eles estão agora. Ainda há poucos anos atrás, a Merkel, numa conferencia de imprensa, o criticava pela situação militar explosiva na Ucrania (Crimeia). É tudo interesses pessoais. O povo que se lixe. Bandalhos!
Que palhaçada…
A ser verdade, esta guerra pode até vir a servir os interesses de Guterres. Estou convencido que as suas reais possibilidades de vir a ser secretário-geral da ONU estão a aumentar.
O homem é muito paciente e parece-me que, de todos, é o mais tranquilo e o que tem menos a perder. E é humilde e muito inteligente!
E não sabe fazer contas… o que para o cargo até poderá ser uma virtude.
Mais uma vez fica demonstrado ( como se preciso fosse ) que as regras democráticas e os processos legais SÃO SÓ PARA O REBANHO . quando os mais ricos ou mais poderosos querem, as regras CONTORNAM-SE, os princípios VERGAM-SE e o comum dos mortais CALA-SE para não arranjar problemas. Ainda vou rir-me ( ou chorar ) com as maningâncias desta gentalha. A Carbonária ainda anda por aí ?
Roger, Primo. Over and Out.
Não ha vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se a credibilidade da ONU já era muito duvidosa basta ver que lá dentro uns países têm mais força do que outros o que é completamente ridículo e injusto agora vêm com esta de troca de candidata a meio do jogo depois dos que lá estão já terem passado por três ou quatro votações, isto é apenas impensável e põe à prova uma vez mais a total incompetência e seriedade da classe politica mundial, pura palhaçada é o que isto é apenas e estamos nós nas mãos desta seita capaz de tudo para atingirem os fins que desejam.
Estão mais uma vez a provar que são eles que mandam e sempre querem as coisas à maneira deles, aliás, como sempre foi! Um no “bloco” de Leste e o outro/a na Europa ocidental e a França a aplaudir! É tipo triunvirato: Hitler-Mussolini-Estaline!
Depois temos os seguidores tótós e fieis dos estados membros como P.Coelho!
Isto é só rir… rir…
Antonio Guterres ‘e otima pessoa nada mais… mas nao tem perfil para nada nao tem ideias, nao tem planos, so usa os recursos para sobreviver… nunca teve rasgo de genialidade … qualquer coisa para melhorar seja o que for… foi na onda da sorte… sim conseguio viver no facilitismo e na dependencia de cargos publicos… hora hora…
claro que temos orgulho em telo na ONU, mas sem chama, sem planos, sem ideias, nao brilha, nao esperneia, anda na onda dos interesses nas grandes nacoes manipuladores…