Nem Putin nem Merkel querem Guterres na ONU

Sebastian Zwez / Wikimedia

Angela Merkel e Vladimir Putin

Está o caldo entornado entre Vladimir Putin e Angela Merkel por causa do processo de escolha do próximo líder das Nações Unidas. Nem o líder russo, nem a chanceler alemã querem António Guterres a suceder a Ban Ki-moon, mas não se entendem quanto ao candidato a apoiar.

O site EurActiv dá conta de “tensões entre Berlim e Moscovo” no âmbito da candidatura de Irina Bokova, actual diretora-geral da UNESCO.

Esta candidata foi anunciada pela Bulgária ainda antes de ter saído a lista final de candidatos, a 12 de Julho. Mas depois de António Guterres ter vencido a quarta votação secreta, efectuada entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha estará a tentar convencer a Bulgária a trocar de candidata.

Essa é a acusação feita pela Rússia, de acordo com o EurActiv, que salienta que Angela Merkel tentou convencer Valdimir Putin a apoiar a candidatura de Kristalina Georgieva, actual vice-presidente da Comissão Europeia.

A chanceler alemã estará assim, a tentar fazer pressão para que a Bulgária troque Bokova por Georgieva, considerando que esta seria uma opção mais forte para concorrer com Guterres.

Na última votação, que colocou o ex-primeiro-ministro português mais uma vez à frente da concorrência, Bokova caiu do terceiro para o quinto lugar.

Perante estes resultados e face às apegadas pressões de Merkel, o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, estará mesmo a ponderar substituir Bokova, salienta o Expresso, realçando que esse cenário é “quase inédito”.

O semanário ainda evidencia que “o Código de Conduta dos comissários europeus não permite, à partida, que procurem novos empregos ou se candidatem a outros cargos durante o seu mandato”.

Todavia, essa regra poderá vir a ser contornada, até porque Jean-Claude Juncker apoia Kristalina Georgieva na intenção de suceder a Ban Ki-moon, segundo nota o semanário.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Tomara estes dois chegarem aos calcanhares de Guterres, no que respeita a sensatez e humanismo.
    Cada vez mais detesto estes dois, mas não sou o unico. Merkel já está a perder terreno, até mesmo entre os alemães. No plano europeu é o que se conhece subjoga Estados aos seus interesses ( num desrespeito completo pela gėnese e principios europeus ) e Putin, que é um ditadorzinho que se vai eternizando no poder, que mata tudo à sua volta que não esteja na sua linha de pensamento. Basta ver os bizarros episódios de alternância de poder na Russia. Se ele é Presidente, mete o outro fantoche como 1° ministro, quando chega ao limite previsto na Constituição deles, vai ele pra 1° ministro e mete o outro como presidente. É só “democracia”, tanto de um como do outro.
    Tão amiguinhos que eles estão agora. Ainda há poucos anos atrás, a Merkel, numa conferencia de imprensa, o criticava pela situação militar explosiva na Ucrania (Crimeia). É tudo interesses pessoais. O povo que se lixe. Bandalhos!

  2. A ser verdade, esta guerra pode até vir a servir os interesses de Guterres. Estou convencido que as suas reais possibilidades de vir a ser secretário-geral da ONU estão a aumentar.
    O homem é muito paciente e parece-me que, de todos, é o mais tranquilo e o que tem menos a perder. E é humilde e muito inteligente!

  3. Mais uma vez fica demonstrado ( como se preciso fosse ) que as regras democráticas e os processos legais SÃO SÓ PARA O REBANHO . quando os mais ricos ou mais poderosos querem, as regras CONTORNAM-SE, os princípios VERGAM-SE e o comum dos mortais CALA-SE para não arranjar problemas. Ainda vou rir-me ( ou chorar ) com as maningâncias desta gentalha. A Carbonária ainda anda por aí ?

  4. Se a credibilidade da ONU já era muito duvidosa basta ver que lá dentro uns países têm mais força do que outros o que é completamente ridículo e injusto agora vêm com esta de troca de candidata a meio do jogo depois dos que lá estão já terem passado por três ou quatro votações, isto é apenas impensável e põe à prova uma vez mais a total incompetência e seriedade da classe politica mundial, pura palhaçada é o que isto é apenas e estamos nós nas mãos desta seita capaz de tudo para atingirem os fins que desejam.

  5. Estão mais uma vez a provar que são eles que mandam e sempre querem as coisas à maneira deles, aliás, como sempre foi! Um no “bloco” de Leste e o outro/a na Europa ocidental e a França a aplaudir! É tipo triunvirato: Hitler-Mussolini-Estaline!
    Depois temos os seguidores tótós e fieis dos estados membros como P.Coelho!
    Isto é só rir… rir…

RESPONDER

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …