Nem Putin nem Merkel querem Guterres na ONU

Sebastian Zwez / Wikimedia

Angela Merkel e Vladimir Putin

Está o caldo entornado entre Vladimir Putin e Angela Merkel por causa do processo de escolha do próximo líder das Nações Unidas. Nem o líder russo, nem a chanceler alemã querem António Guterres a suceder a Ban Ki-moon, mas não se entendem quanto ao candidato a apoiar.

O site EurActiv dá conta de “tensões entre Berlim e Moscovo” no âmbito da candidatura de Irina Bokova, actual diretora-geral da UNESCO.

Esta candidata foi anunciada pela Bulgária ainda antes de ter saído a lista final de candidatos, a 12 de Julho. Mas depois de António Guterres ter vencido a quarta votação secreta, efectuada entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha estará a tentar convencer a Bulgária a trocar de candidata.

Essa é a acusação feita pela Rússia, de acordo com o EurActiv, que salienta que Angela Merkel tentou convencer Valdimir Putin a apoiar a candidatura de Kristalina Georgieva, actual vice-presidente da Comissão Europeia.

A chanceler alemã estará assim, a tentar fazer pressão para que a Bulgária troque Bokova por Georgieva, considerando que esta seria uma opção mais forte para concorrer com Guterres.

Na última votação, que colocou o ex-primeiro-ministro português mais uma vez à frente da concorrência, Bokova caiu do terceiro para o quinto lugar.

Perante estes resultados e face às apegadas pressões de Merkel, o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, estará mesmo a ponderar substituir Bokova, salienta o Expresso, realçando que esse cenário é “quase inédito”.

O semanário ainda evidencia que “o Código de Conduta dos comissários europeus não permite, à partida, que procurem novos empregos ou se candidatem a outros cargos durante o seu mandato”.

Todavia, essa regra poderá vir a ser contornada, até porque Jean-Claude Juncker apoia Kristalina Georgieva na intenção de suceder a Ban Ki-moon, segundo nota o semanário.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Tomara estes dois chegarem aos calcanhares de Guterres, no que respeita a sensatez e humanismo.
    Cada vez mais detesto estes dois, mas não sou o unico. Merkel já está a perder terreno, até mesmo entre os alemães. No plano europeu é o que se conhece subjoga Estados aos seus interesses ( num desrespeito completo pela gėnese e principios europeus ) e Putin, que é um ditadorzinho que se vai eternizando no poder, que mata tudo à sua volta que não esteja na sua linha de pensamento. Basta ver os bizarros episódios de alternância de poder na Russia. Se ele é Presidente, mete o outro fantoche como 1° ministro, quando chega ao limite previsto na Constituição deles, vai ele pra 1° ministro e mete o outro como presidente. É só “democracia”, tanto de um como do outro.
    Tão amiguinhos que eles estão agora. Ainda há poucos anos atrás, a Merkel, numa conferencia de imprensa, o criticava pela situação militar explosiva na Ucrania (Crimeia). É tudo interesses pessoais. O povo que se lixe. Bandalhos!

  2. A ser verdade, esta guerra pode até vir a servir os interesses de Guterres. Estou convencido que as suas reais possibilidades de vir a ser secretário-geral da ONU estão a aumentar.
    O homem é muito paciente e parece-me que, de todos, é o mais tranquilo e o que tem menos a perder. E é humilde e muito inteligente!

  3. Mais uma vez fica demonstrado ( como se preciso fosse ) que as regras democráticas e os processos legais SÃO SÓ PARA O REBANHO . quando os mais ricos ou mais poderosos querem, as regras CONTORNAM-SE, os princípios VERGAM-SE e o comum dos mortais CALA-SE para não arranjar problemas. Ainda vou rir-me ( ou chorar ) com as maningâncias desta gentalha. A Carbonária ainda anda por aí ?

  4. Se a credibilidade da ONU já era muito duvidosa basta ver que lá dentro uns países têm mais força do que outros o que é completamente ridículo e injusto agora vêm com esta de troca de candidata a meio do jogo depois dos que lá estão já terem passado por três ou quatro votações, isto é apenas impensável e põe à prova uma vez mais a total incompetência e seriedade da classe politica mundial, pura palhaçada é o que isto é apenas e estamos nós nas mãos desta seita capaz de tudo para atingirem os fins que desejam.

  5. Estão mais uma vez a provar que são eles que mandam e sempre querem as coisas à maneira deles, aliás, como sempre foi! Um no “bloco” de Leste e o outro/a na Europa ocidental e a França a aplaudir! É tipo triunvirato: Hitler-Mussolini-Estaline!
    Depois temos os seguidores tótós e fieis dos estados membros como P.Coelho!
    Isto é só rir… rir…

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …