A VW quer distanciar-se o mais rapidamente possível do escândalo dieselgate, e para isso vai avançado com algumas promessas que todos gostariam de ver cumpridas. Agora, promete um automóvel eléctrico barato, com autonomia, e carregamento rápido.
Segundo o Autocar, as primeiras linhas deste novo eléctrico vão poder ser vistas já no próximo mês de setembro, durante o salão automóvel de Paris, sendo que por agora apenas é dito que o carro terá as dimensões exteriores de um Golf mas o espaço interior de um Passat.
Para além disso, a VW colocou uma série de fasquias elevadas para este veículo.
A VW pretende que o carro tenha uma autonomia de 500km, que o tempo de recarregamento não ultrapasse os 15 minutos, e – por último mas não menos importante – que seja mais barato que um modelo equivalente com motor de combustão.
É certo que a VW também deixa uma “escapatória” referindo que esse é o objectivo, mas que ainda não sabem se o conseguirão tornar realidade.
Alguns rumores mais optimistas vão dizendo que este carro poderia chegar ao mercado já em 2018/2019, mas a VW adianta apenas um prazo mais prolongado, até 2025.
Mas por essa altura, provavelmente, a Tesla já deverá ter feito “muitos estragos” – assumindo que o Model 3 realmente chega ao mercado a tempo e horas.
Quanto mais não seja para além de outras vantagens, fazer pausas para descomprimir e já é tarde…
Para tal será preciso um carregador com a potencia de 220 KWh…. saberá a VW qual é potência eléctrica contratada numa residência? Julgo que não, se não nunca colocaria este disparate……
Caro Rodrigues
220 kWh é uma quantificação da energia e não da potência. A potência mede-se em W ou em kW. Portanto a sua informação não está correcta.
Por outro lado, está fora de causa a utilizaçao das instalações domésticas para carregamento rápido de baterias de automóveis.
Veja mais adiante o meu comentário baseado nas características das baterias e carregadores da Tesla.
Cumprimentos
Seria numa tomada de 440v pra cima, queria ver qual casa teria tomada assim
Eu acho possível.digo c fizerem um carro assim eu compro .porque ficará bom e siguro.é outra a corrente pode ser 110 existem transformadores.
Força, e vamos por os árabes a beber o petróleo.
VW tem mais olhos do que barriga.
Com base nas especificações do Tesla S, e na capacidade de carregamento de baterias do Tesla Supercharger, capaz de tranferir para a bateria uma potência de 120 kW podem-se tirar algumas conclusões.
O Tesla Supercharger conseguirá em 30 min, transferir 60 kWh de energia para a bateria. Com esta energia, o Tesla S tem uma autonomia de 170 mi (i.e. 274 km).
Se a VW produzir um carro com as mesmas características do Tesla S, para uma autonomia de 500 km, necessitará de 110 kWh de energia.
Para carregar a bateria com 110 kWh de energia em 15 min, a VW terá de produzir uma carregador capaz de transferir uma potência de 440 kW para a bateria!
Segundo a Tesla a transferência rápida (i.e. com a eficiência máxima do carregador) só é possível até aos 80 % da capacidade máxima da bateria. Significa isto que a bateria da VW teria de ter uma capacidade máxima de cerca de 140 kWh.
Compare-se então:
Tesla desenvolveu e produz actualmente uma bateria e um carregador tais que:
Capacidade da bateria: 90 kWh
Potência máxima do carregador: 120 kW
VW, que ainda não desenvolveu a tecnologia, pretende ter:
Capacidade da bateria: 140 kWh
Potência máxima do carregador: 440 kW
É caso para se dizer que a VW tem mais olhos do que barriga.
As suas contas até estarão corretas, mas não se pode comparar a tecnologia que a Tesla tem hoje com o que a VW terá daqui a 10 anos. As coisas têm vindo a mudar muito rápido.