/

VW promete carro eléctrico que faz 500km com 15 minutos de carga

8

(dr) )Volkswagen

-

A VW quer distanciar-se o mais rapidamente possível do escândalo dieselgate, e para isso vai avançado com algumas promessas que todos gostariam de ver cumpridas. Agora, promete um automóvel eléctrico barato, com autonomia, e carregamento rápido.

Segundo o Autocar, as primeiras linhas deste novo eléctrico vão poder ser vistas já no próximo mês de setembro, durante o salão automóvel de Paris, sendo que por agora apenas é dito que o carro terá as dimensões exteriores de um Golf mas o espaço interior de um Passat.

Para além disso, a VW colocou uma série de fasquias elevadas para este veículo.

A VW pretende que o carro tenha uma autonomia de 500km, que o tempo de recarregamento não ultrapasse os 15 minutos, e – por último mas não menos importante – que seja mais barato que um modelo equivalente com motor de combustão.

(dr) Autocar

Volkswagen EV Future

Volkswagen EV Future

É certo que a VW também deixa uma “escapatória” referindo que esse é o objectivo, mas que ainda não sabem se o conseguirão tornar realidade.

Alguns rumores mais optimistas vão dizendo que este carro poderia chegar ao mercado já em 2018/2019, mas a VW adianta apenas um prazo mais prolongado, até 2025.

Mas por essa altura, provavelmente, a Tesla já deverá ter feito “muitos estragos” – assumindo que o Model 3 realmente chega ao mercado a tempo e horas.

Aberto até de Madrugada

8 Comments

  1. Para tal será preciso um carregador com a potencia de 220 KWh…. saberá a VW qual é potência eléctrica contratada numa residência? Julgo que não, se não nunca colocaria este disparate……

    • Caro Rodrigues

      220 kWh é uma quantificação da energia e não da potência. A potência mede-se em W ou em kW. Portanto a sua informação não está correcta.

      Por outro lado, está fora de causa a utilizaçao das instalações domésticas para carregamento rápido de baterias de automóveis.

      Veja mais adiante o meu comentário baseado nas características das baterias e carregadores da Tesla.

      Cumprimentos

  2. Eu acho possível.digo c fizerem um carro assim eu compro .porque ficará bom e siguro.é outra a corrente pode ser 110 existem transformadores.

  3. VW tem mais olhos do que barriga.

    Com base nas especificações do Tesla S, e na capacidade de carregamento de baterias do Tesla Supercharger, capaz de tranferir para a bateria uma potência de 120 kW podem-se tirar algumas conclusões.

    O Tesla Supercharger conseguirá em 30 min, transferir 60 kWh de energia para a bateria. Com esta energia, o Tesla S tem uma autonomia de 170 mi (i.e. 274 km).

    Se a VW produzir um carro com as mesmas características do Tesla S, para uma autonomia de 500 km, necessitará de 110 kWh de energia.
    Para carregar a bateria com 110 kWh de energia em 15 min, a VW terá de produzir uma carregador capaz de transferir uma potência de 440 kW para a bateria!

    Segundo a Tesla a transferência rápida (i.e. com a eficiência máxima do carregador) só é possível até aos 80 % da capacidade máxima da bateria. Significa isto que a bateria da VW teria de ter uma capacidade máxima de cerca de 140 kWh.

    Compare-se então:

    Tesla desenvolveu e produz actualmente uma bateria e um carregador tais que:
    Capacidade da bateria: 90 kWh
    Potência máxima do carregador: 120 kW

    VW, que ainda não desenvolveu a tecnologia, pretende ter:
    Capacidade da bateria: 140 kWh
    Potência máxima do carregador: 440 kW

    É caso para se dizer que a VW tem mais olhos do que barriga.

    • As suas contas até estarão corretas, mas não se pode comparar a tecnologia que a Tesla tem hoje com o que a VW terá daqui a 10 anos. As coisas têm vindo a mudar muito rápido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.