VW promete carro eléctrico que faz 500km com 15 minutos de carga

(dr) )Volkswagen

-

A VW quer distanciar-se o mais rapidamente possível do escândalo dieselgate, e para isso vai avançado com algumas promessas que todos gostariam de ver cumpridas. Agora, promete um automóvel eléctrico barato, com autonomia, e carregamento rápido.

Segundo o Autocar, as primeiras linhas deste novo eléctrico vão poder ser vistas já no próximo mês de setembro, durante o salão automóvel de Paris, sendo que por agora apenas é dito que o carro terá as dimensões exteriores de um Golf mas o espaço interior de um Passat.

Para além disso, a VW colocou uma série de fasquias elevadas para este veículo.

A VW pretende que o carro tenha uma autonomia de 500km, que o tempo de recarregamento não ultrapasse os 15 minutos, e – por último mas não menos importante – que seja mais barato que um modelo equivalente com motor de combustão.

(dr) Autocar

Volkswagen EV Future

Volkswagen EV Future

É certo que a VW também deixa uma “escapatória” referindo que esse é o objectivo, mas que ainda não sabem se o conseguirão tornar realidade.

Alguns rumores mais optimistas vão dizendo que este carro poderia chegar ao mercado já em 2018/2019, mas a VW adianta apenas um prazo mais prolongado, até 2025.

Mas por essa altura, provavelmente, a Tesla já deverá ter feito “muitos estragos” – assumindo que o Model 3 realmente chega ao mercado a tempo e horas.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Para tal será preciso um carregador com a potencia de 220 KWh…. saberá a VW qual é potência eléctrica contratada numa residência? Julgo que não, se não nunca colocaria este disparate……

    • Caro Rodrigues

      220 kWh é uma quantificação da energia e não da potência. A potência mede-se em W ou em kW. Portanto a sua informação não está correcta.

      Por outro lado, está fora de causa a utilizaçao das instalações domésticas para carregamento rápido de baterias de automóveis.

      Veja mais adiante o meu comentário baseado nas características das baterias e carregadores da Tesla.

      Cumprimentos

  2. Eu acho possível.digo c fizerem um carro assim eu compro .porque ficará bom e siguro.é outra a corrente pode ser 110 existem transformadores.

  3. VW tem mais olhos do que barriga.

    Com base nas especificações do Tesla S, e na capacidade de carregamento de baterias do Tesla Supercharger, capaz de tranferir para a bateria uma potência de 120 kW podem-se tirar algumas conclusões.

    O Tesla Supercharger conseguirá em 30 min, transferir 60 kWh de energia para a bateria. Com esta energia, o Tesla S tem uma autonomia de 170 mi (i.e. 274 km).

    Se a VW produzir um carro com as mesmas características do Tesla S, para uma autonomia de 500 km, necessitará de 110 kWh de energia.
    Para carregar a bateria com 110 kWh de energia em 15 min, a VW terá de produzir uma carregador capaz de transferir uma potência de 440 kW para a bateria!

    Segundo a Tesla a transferência rápida (i.e. com a eficiência máxima do carregador) só é possível até aos 80 % da capacidade máxima da bateria. Significa isto que a bateria da VW teria de ter uma capacidade máxima de cerca de 140 kWh.

    Compare-se então:

    Tesla desenvolveu e produz actualmente uma bateria e um carregador tais que:
    Capacidade da bateria: 90 kWh
    Potência máxima do carregador: 120 kW

    VW, que ainda não desenvolveu a tecnologia, pretende ter:
    Capacidade da bateria: 140 kWh
    Potência máxima do carregador: 440 kW

    É caso para se dizer que a VW tem mais olhos do que barriga.

    • As suas contas até estarão corretas, mas não se pode comparar a tecnologia que a Tesla tem hoje com o que a VW terá daqui a 10 anos. As coisas têm vindo a mudar muito rápido.

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …