VW promete carro eléctrico que faz 500km com 15 minutos de carga

(dr) )Volkswagen

-

A VW quer distanciar-se o mais rapidamente possível do escândalo dieselgate, e para isso vai avançado com algumas promessas que todos gostariam de ver cumpridas. Agora, promete um automóvel eléctrico barato, com autonomia, e carregamento rápido.

Segundo o Autocar, as primeiras linhas deste novo eléctrico vão poder ser vistas já no próximo mês de setembro, durante o salão automóvel de Paris, sendo que por agora apenas é dito que o carro terá as dimensões exteriores de um Golf mas o espaço interior de um Passat.

Para além disso, a VW colocou uma série de fasquias elevadas para este veículo.

A VW pretende que o carro tenha uma autonomia de 500km, que o tempo de recarregamento não ultrapasse os 15 minutos, e – por último mas não menos importante – que seja mais barato que um modelo equivalente com motor de combustão.

(dr) Autocar

Volkswagen EV Future

Volkswagen EV Future

É certo que a VW também deixa uma “escapatória” referindo que esse é o objectivo, mas que ainda não sabem se o conseguirão tornar realidade.

Alguns rumores mais optimistas vão dizendo que este carro poderia chegar ao mercado já em 2018/2019, mas a VW adianta apenas um prazo mais prolongado, até 2025.

Mas por essa altura, provavelmente, a Tesla já deverá ter feito “muitos estragos” – assumindo que o Model 3 realmente chega ao mercado a tempo e horas.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Para tal será preciso um carregador com a potencia de 220 KWh…. saberá a VW qual é potência eléctrica contratada numa residência? Julgo que não, se não nunca colocaria este disparate……

    • Caro Rodrigues

      220 kWh é uma quantificação da energia e não da potência. A potência mede-se em W ou em kW. Portanto a sua informação não está correcta.

      Por outro lado, está fora de causa a utilizaçao das instalações domésticas para carregamento rápido de baterias de automóveis.

      Veja mais adiante o meu comentário baseado nas características das baterias e carregadores da Tesla.

      Cumprimentos

  2. Eu acho possível.digo c fizerem um carro assim eu compro .porque ficará bom e siguro.é outra a corrente pode ser 110 existem transformadores.

  3. VW tem mais olhos do que barriga.

    Com base nas especificações do Tesla S, e na capacidade de carregamento de baterias do Tesla Supercharger, capaz de tranferir para a bateria uma potência de 120 kW podem-se tirar algumas conclusões.

    O Tesla Supercharger conseguirá em 30 min, transferir 60 kWh de energia para a bateria. Com esta energia, o Tesla S tem uma autonomia de 170 mi (i.e. 274 km).

    Se a VW produzir um carro com as mesmas características do Tesla S, para uma autonomia de 500 km, necessitará de 110 kWh de energia.
    Para carregar a bateria com 110 kWh de energia em 15 min, a VW terá de produzir uma carregador capaz de transferir uma potência de 440 kW para a bateria!

    Segundo a Tesla a transferência rápida (i.e. com a eficiência máxima do carregador) só é possível até aos 80 % da capacidade máxima da bateria. Significa isto que a bateria da VW teria de ter uma capacidade máxima de cerca de 140 kWh.

    Compare-se então:

    Tesla desenvolveu e produz actualmente uma bateria e um carregador tais que:
    Capacidade da bateria: 90 kWh
    Potência máxima do carregador: 120 kW

    VW, que ainda não desenvolveu a tecnologia, pretende ter:
    Capacidade da bateria: 140 kWh
    Potência máxima do carregador: 440 kW

    É caso para se dizer que a VW tem mais olhos do que barriga.

    • As suas contas até estarão corretas, mas não se pode comparar a tecnologia que a Tesla tem hoje com o que a VW terá daqui a 10 anos. As coisas têm vindo a mudar muito rápido.

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …