Que têm em comum uma atleta olímpica que quer ajudar as mulheres indianas a defender-se, um músico que criou um tema único e um surfista que vai enfrentar a maior onda do mundo? Estão a fazer coisas extraordinárias, pela primeira vez, com a ajuda de telemóveis.
O programa “Firsts“, uma iniciativa hoje lançada pela operadora móvel Vodafone, procura inspirar pessoas de todas as idades e em todo o mundo a ousar fazer coisas extraordinárias, nunca antes tentadas, com a ajuda de tecnologia móvel.
E quando a tecnologia e o espírito do homem se juntam, coisas espantosas podem acontecer: a pugilista indiana Mary Kom lançou uma escola de auto-defesa para mulheres, o músico Spoek Mathambo criou um tema musical único, o surfista Tom Lowe vai quebrar a terrível onda mexicana Todos Santos.
Clube de combate para mulheres
Quando a Vodafone perguntou à pugilista indiana Mary “A Magnífica” Kom, cinco vezes Campeã do Mundo de pugilismo, o que gostaria de fazer pela primeira vez, Mary não hesitou em dizer que queria ajudar as mulheres indianas a saber defender-se.
Com a ajuda do “Firsts“, a atleta montou em Manipur, no norte da Índia, o Mary Kom’s #First Female Fight Club, a primeira escola de combate para mulheres no mundo.
Mary Kom vai lançar também uma app para smartfones (com um serviço grátis por SMS para telemóveis normais) com conselhos de segurança e noções de auto-defesa, um fórum nacional e uma linha telefónica de apoio a mulheres em risco.
Natural de Manipur, Mary Kom foi a única pugilista indiana a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2012, tendo ganho a medalha de bronze na categoria de 51kg. Mas a sua escolha não tem apenas a ver com a sua modalidade de eleição.
Numa Índia que nos últimos meses tem sido frequentemente notícia por casos de abusos e violência contra mulheres, criar um ‘Clube de Combate’ feminino não é apenas uma forma de ensinar auto-defesa e aumentar a auto-confiança de algumas dezenas de jovens indianas.
É também uma forma de passar uma mensagem muito clara à sociedade indiana: basta.
Prever a onda
Dentro de dias, o surfista Tom Lowe irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo, no extremo norte da Baja California, no México.
A jornada de Lowe levará o surfista, de 30 anos, numa viagem de avião, carro, barco, a pé e finalmente, de prancha, a defrontar a poderosa “big wave” mexicana.
Lowe irá usar um sistema global de previsão de posicionamento das ondas, instalado pela Vodafone no seu telemóvel, que o ajudará a localizar antecipadamente a onda antes de saltar para a prancha para se tornar o primeiro europeu a surfar a Todos Santos.
Se a proeza de Lowe se concretizar, seguramente não tardaremos a ver os surfistas da Nazaré de telemóvel na mão à espera da próxima onda gigante.
O sonho de um músico
O “Firsts” vai também ajudar Spoek Mathambo, um músico sul-africano de 28 anos, a concretizar o seu sonho de unir gerações e culturas sul-africanas pela música.
Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.
Na sua expedição a todos os cantos do país onde se fizesse ouvir um acorde, Spoek Mathambo recolheu as diferentes colaborações musicais e carregou-as em tempo real para a Vodafone Cloud.
De volta ao estúdio, na Cidade do Cabo, o desafio de Spoek Mathambo agora é excitante: misturar a diversidade de sons de África e transformá-los numa só música.
Barbara Haase, directora de comunicação da Vodafone, anunciou para breve novos Firsts: a primeira peça de teatro do mundo produzida em crowd-source, uma orquestra conduzida através de cores e uma floresta que canta.
“O Firsts pretende acima de tudo inspirar as pessoas a pensar de forma diferente, a concretizar as suas ambições pessoais com a ajuda da tecnologia”, diz Haase.
ZAP / Vodafone