Sucessivos erros defensivos estiveram hoje na base da derrota por 3-0 do FC Porto frente ao PSV Eindhoven, campeão holandês de futebol, em jogo da primeira jornada do Torneio Fox Sports, que decorre em Arnhem, Holanda.
Contra a corrente do jogo, Davy Propper (24) e Felipe (34), na própria baliza, materializavam a liderança da equipa de Phillip Cocu, que ainda fez o terceiro por Maher (76), dias após ter goleado o Sporting por 5-0.
Num desafio de fraca qualidade, os ‘dragões’ apostaram na posse de bola, mas os 60 por cento que detinham ao intervalo esbarraram na ineficácia ofensiva e nos erros defensivos que ditaram o desaire, na que constituiu a primeira derrota da época e no teste mais exigente.
O central Felipe, o lateral-esquerdo Alex Telles, o médio João Teixeira e o avançado Otávio foram os reforços que entraram na equipa inicial.
Mesmo sem ser muito acutilante, o FC Porto dominava um adversário que mal se aproximava da sua área, mas, quando o fez, uma falha de marcação na esquerda permitiu a Pereiro cruzar sem problema para a antecipação vitoriosa de Davy Propper.
Mal refeito da ‘injustiça’, o conjunto português deu novo ‘tiro no pé’ aos 34, num livre na esquerda, ao qual Felipe correspondeu com cabeceamento certeiro… na baliza errada.
O golo empolgou o PSV, que assumiu então as despesas ofensivas, apostando mais na velocidade, perante um ‘dragão’ abatido até ao intervalo.
O reatamento trouxe nova dinâmica portista, mas por pouco tempo, até porque Nuno Espírito Santo modificou quase toda a equipa (72), tendo o PSV ‘fechado’ o resultado por Maher, aos 76.
No primeiro jogo do torneio, os ingleses do West Bromwich venceram por 2-1 o anfitrião Vitesse, que o FC Porto defronta no sábado.