O primeiro-ministro italiano estará disposto a desafiar as regras da União Bancária, utilizando dinheiro público para salvar os bancos, caso este setor seja abalado por stress financeiro.
A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Financial Times, conta que o Governo italiano está disposto a passar por cima das regras da União Bancária para recapitalizar a banca.
Segundo o jornal, Matteo Renzi, primeiro-ministro de Itália, poderá utilizar o dinheiro público para salvar os bancos, caso o setor financeiro venha a ser colocado sob stress financeiro.
A medida só será aplicada em último recurso mas terá feito soar os alarmes entre os reguladores europeus, que receiam que uma decisão deste género possa descredibilizar a União Bancária.
Em causa estão as novas regras, sobretudo aquela que prevê que o dinheiro dos contribuintes só pode ser usado para recapitalizar o setor depois dos privados terem assumido a sua parte.
Entre esses privados estão credores e depositantes com mais de 100 mil euros que, segundo as regras implementadas no início do ano, têm de ser convocados.
As necessidades da banca italiana estão quase a ser conhecidas, com os resultados dos testes de stress a serem divulgados a 31 de Julho.
ZAP
mais lenha para a fogueira
Mais lenha não Europa que nasce torta morre torta, interesses em vez de povos é o que dá,esta mais ano menos ano cai de certeza.
União bancária?
Máfia bancária!…