A nave espacial de carga não tripulada Dragon, da SpaceX, deixou a Estação Espacial Internacional, transportando 1.678 quilos de material técnico e científico para experiências, e caiu com sucesso no oceano Pacífico, anunciou a empresa.
“A queda da Dragon está confirmada”, escreve a SpaceX na rede social Twitter, cerca de cinco horas após a descolagem da nave do laboratório orbital de investigação.
“A nave caiu no Pacífico em segurança com uma carga de amostras científicas resultantes de um ano de trabalho de investigação”, revelou a empresa aeroespacial.
A nave tinha descolado no passado 8 de abril de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Florida.
“Esta carga incluía amostras de investigação humana, estudos de biologia e biotecnologia, investigações em ciências físicas e atividades de educação”, afirmou a agência espacial norte-americana (NASA) em um comunicado.
A nave transportava o lote final de amostras da pesquisa de um ano, pelos astronautas norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko, terminada em março.
A próxima saída de uma nave de carga da SpaceX está programada para partir da Terra no próximo mês de junho, noticia a AFP.
A Dragon é actualmente a única nave de carga capaz de regressar à Terra intacta – as outras explodem ao entrar na atmosfera terrestre.
/Lusa
Que titulo de porcaria. Caiu? Pensei que tinha sido tudo perdido.
Caro Amil,
Obrigado pelo seu reparo.
Efectivamente, o termo não é o melhor.
Mas a nave não aterrou, nem amarou, nem pousou, e não encontrámos melhor forma de traduzir “splashed down”.