A cidade japonesa de Chiba, a leste de Tóquio, apresentou um serviço para localizar, através de um ‘smartphone’, as zonas de evacuação mais próximas em caso de terramoto, tsunami ou de outros desastres, informou hoje a cadeia NHK.
Uma vez activa, basta voltar a câmara para uma direcção para que surjam no ecrã do mesmo, sobrepostos à imagem que o ‘smartphone’ está a captar, os pontos de saída de emergência mais próximos e a distância a percorrer para os alcançar.
Atendendo a que o sistema, desenvolvido pela empresa de conteúdos para telemóveis Kazasu, recorre ao sistema de posicionamento global (GPS), novos pontos de evacuação vão aparecendo quando se aponta o aparelho em outras direcções.
Depois de seleccionada uma das zonas de segurança propostas é exibido o trajecto mais conveniente, através do Google Maps.
A Kazasu explicou que a aplicação tem armazenadas as 335 zonas de evacuação designadas pela cidade de Chiba, em caso de um sismo de grande magnitude, tsunami ou de outros desastres.
O município iniciou já uma campanha para que os residentes descarreguem a aplicação.
O Japão assenta sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, sofrendo terramotos com relativa frequência, pelo que existem rigorosos protocolos de emergência, revistos continuamente pelas autoridades, para melhorar preparar a população para a eventualidade de um forte tremor de terra.
/Lusa