A Força Aérea americana desistiu da operação de recuperação de um satélite meteorológico, iniciada em fevereiro, e considerou o satélite como perdido.
Segundo o Spacenews, o mês passado, a 11 de fevereiro, os operadores perderam o controlo do satélite, que deixou de responder aos comandos enviados a partir da base aérea de Schriever, em Colorado Springs, no Colorado.
Desde então, a Força Aérea americana tem tentado encontrar uma solução para o problema e recuperar o satélite, mas todos os esforços foram em vão.
“Cessámos todos os esforços de recuperação”, declarou Andy Roake, porta-voz do Comando Espacial da Força Aérea, citado pelo Spacenews.
O satélite, Defense Meteorological Satellite Program Flight 19, foi construído há 2 anos pela Lockheed Martin para a Força Aérea norte-americana, e colocado em órbita em abril de 2014. Deveria manter-se em funcionamento durante cinco anos.
Era o mais novo satélite da meteorológico Força Aérea dos EUA no espaço, e era usado paraprever a formação de nevoeiro, tempestades e furacões que pudessem ter impacto em operações militares.
O general John Hyten, chefe do Comando Espacial da Força Aérea, anunciou entretanto ter ordenado a formação de uma comissão de investigação para analisar o incidente e descobrir as suas causas.
ZAP
Um satélite meteorológico comandado de uma base aérea!? Bem, chuva militar não molha civis.
Lá vai mais um F-15 descolar para fazer tiro ao alvo.
“foi construído há 2 anos pela Lockheed Martin para a Força Aérea norte-americana, e colocado em órbita em abril de 2014” Querem dizer que foi lançado em 2014 e só dois anos depois é que o construíram??
Caro Vitor,
Está a ler uma notícia de 28 Março de 2016.